Gaudium news > Semana Santa na cidade colombiana de Pamplona: Patrimônio Cultural Imaterial da Nação

Semana Santa na cidade colombiana de Pamplona: Patrimônio Cultural Imaterial da Nação

Pamplona – Colômbia (Sexta-feira, 20-03-2015, Gaudium Press) Uma das cidades colombianas que sem dúvida acolheu e preservou as tradicionais procissões da Semana Santa é Pamplona. Situada ao Norte de Santander, a cidade revive ano a ano os acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo com chamativas procissões com passos nos ombros e com a ativa participação das Irmandades e Confrarias, que muito bem representam uma rica herança espanhola que chegou a esta terra americana e ficou imortalizada na cidade colombiana, celebração que em 2013 foi catalogada Patrimônio Cultural Imaterial da Nação.

Semana Santa na cidade colombiana de Pamplona 1.jpg

Precisamente como preparação ao que será o acontecimento da Semana Maior, o Museu Arquidiocesano de Arte Religiosa de Pamplona acolheu no dia 16 de março o lançamento oficial da Semana Santa, evento que conta com a organização conjunta da Arquidiocese de Nova Pamplona, a prefeitura da cidade e o Instituto de Cultura e Turismo.

O lançamento contou com a presença de Dom Luis Madrid Merlano, Arcebispo de Nueva Pamplona, que recordou que a Semana Santa na cidade “tem grande participação de fiéis, com grande fervor, com grande sentido de pertença”, e que “se nota o valor patrimonial da cidade durante os dias santos”. Não em vão é um dos destinos de turismo religioso mais concorridos na Colômbia durante a Semana Maior.Semana Santa na cidade colombiana de Pamplona 2.jpg

Durante a apresentação do evento -que contou também com a presença do Prefeito de Pamplona, Carlos Arturo Bustos Cortes; assim como de Astrid Yohana Vanegas, diretora do Instituto de Cultura e Turismo, e o Padre Elmer Ricardo Mojica, coordenador geral da Semana Santa; além de representantes das Irmandades- se deram a conhecer várias das atividades que terão lugar nos dias santos, entre eles a Semana Santa Infantil que vem sendo realizada desde 1992 como uma maneira de transmitir esta bela tradição às novas gerações. Além disso, se socializaram os percursos, os vídeos promocionais, assim como a programação para este ano de 2015, os cursos que se desenvolverão sobre a História da Semana Santa; e se deram detalhes sobre o XIII Festival Internacional Coral de Música Sacra que ocorre em paralelo à Semana Maior.

A Semana Santa em Pamplona nasceu nos primeiros anos de vida da cidade graças ao impulso evangelizador que ali se apresentou e as Irmandades e Confrarias. Localizada em uma importante rota comercial entre o Novo Reino de Granada e a Capitania de Venezuela, a cidade foi fundada Semana Santa na cidade colombiana de Pamplona 3.jpgcom o nome de Nova Pamplona do Vale do Espírito Santo, com o qual Dom Pedro de Ursúa e Dom Ortún Velasco de Velázquez rendiam uma homenagem à capital da província de Navarra na Espanha.

Com sua fundação a cidade se converteu no centro evangelizador do oriente colombiano, assim como dos Andes venezuelanos, já que paralelo a ação colonizadora também se deu a evangelização dos aborígenes, assim como a organização religiosa dos espanhóis, com uma importante presença dos Agostinianos, Franciscanos e Dominicanos.

Em união com a evangelização foram se fundando paróquias, e junto a elas as Confrarias e Irmandades que eram o eixo central das comunidades paroquiais. Entre as Irmandades a de São Pedro é uma das mais antigas. A ela ingressavam o clero e os nobres da cidade; a imagem que a preside foi mandada fazer pelo escultor sevilhano Juan de Mesa. Por sua vez, a Confraria da Veracruz é das mais antigas da cidade, se caracterizava porque a ela pertenciam espanhóis e mestiços, que com esforço encarregaram a imagem de Cristo do Calvário, muito querida pelos fiéis de Pamplona nas procissões da Semana Santa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas