Curitiba espera 10 mil pessoas para posse de novo Arcebispo
Curitiba – Paraná (Quinta-Feira, 19/03/2015, Gaudium Press) A Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, pertencente à Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, sediará hoje, dia 19 de março, às 19h, a posse do mais novo Arcebispo Metropolitano, Dom José Antônio Peruzzo. Os organizadores da celebração aguardam a presença de mais de 10 mil pessoas.
Para quem não puder comparecer ao evento, a cerimônia de posse será transmitida por mais de 66 emissoras em todo o Brasil. Além disso, a celebração também poderá ser assistida em tempo real pela internet através do site: www.padrereginaldomanzotti.org.br. A Catedral de Curitiba fica localizada na Rua Barão do Serro Azul, número 31, no Centro da capital paranaense.
No dia 7 de janeiro deste ano, o Papa Francisco nomeou Dom José Peruzzo, que é natural de Casccavel, como Arcebispo Metropolitano de Curitiba. O Prelado foi nomeado Bispo de Palmas-Francisco Beltrão pelo Papa Bento XVI no dia 24 de agosto de 2005.
Dom Peruzzo tem como lema episcopal: “Fazei discípulos… Ensinai”. Ele é mestre em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Instituto Bíblico em Roma, na Itália, e também é doutor pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Atualmente, o Bispo exerce a função de referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é o Bispo referencial da Catequese no Regional Sul 2 do Paraná.
Ele voltou sua atenção, especialmente, à formação dos leigos, mas também incentivou a catequese, os ministros auxiliares de comunidade, as equipes litúrgicas, a educação política e fé, a teologia e os estudos bíblicos.
Arquidiocese de Curitiba
A Diocese de Curitiba foi criada no dia 27 de abril de 1892, pelo Papa Leão XIII, aonde na bula “Ad Universas Orbis Ecclesias”, criou várias dioceses, entre elas a de Curitiba. Inicialmente ela era sufragânea da Sé Metropolitana do Rio de Janeiro. Criada então a Diocese de Curitiba, que abrangia toda a região do Estado do Paraná e Santa Catarina, o Papa escolheu somente em 1894 o primeiro bispo da Diocese, Dom José Camargo de Barros.
Somente em 10 de maio de 1926, a Diocese de Curitiba foi elevada à Província Eclesiástica do Paraná, tornando assim Arquidiocese, pela Bula “QUUM IN DIES”, do Papa Pio XI. O último Arcebispo de Curitiba foi Dom Moacyr José Vitti, que foi nomeado no dia 19 de maio de 2004, mas veio a falecer no dia 26 de junho de 2014 vítima de um ataque cardíaco.
Em 1º de julho do ano passado, foi eleito Dom Rafael Biernaski como administrador Arquidiocesano no período de Sede Vacante, que durou até o dia 7 de janeiro de 2015, com a nomeação de Dom Peruzzo. (FB)
Deixe seu comentário