Gaudium news > Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se prepara para o encerramento de seu Jubileu de Ouro

Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se prepara para o encerramento de seu Jubileu de Ouro

Coronel Fabriciano – Minas Gerais (Quinta-feira, 19-03-2015, Gaudium Press) Os fiéis da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, contemplam nesse período o Jubileu de Ouro diocesano, a ser comemorado no próximo dia 14 de junho.

Em vista disso, o bispado promoverá ao longo desses dias diversas atividades jubilares, entre elas, duas romarias ao Santuário Nacional de Aparecida, sendo a primeira no próximo mês de maio e a outra em 2016.marca.jpg

Neste último mês de janeiro, a Circunscrição Eclesiástica havia recebido do Vaticano uma Carta Apostólica do Papa Francisco, felicitando e concedendo Bênção Apostólica ao Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, bem como a todo o clero, aos religiosos e todos os fiéis.

Ao ser entrevistado pelo portal A12, Dom Marco Aurélio disse que o jubileu de ouro representa para a diocese e seus fiéis um motivo de orgulho. “Nestes cinquenta anos do encerramento do Concílio e Criação da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, aumenta ainda mais o nosso desejo de nos firmarmos como uma Igreja que caminha em comunhão com a Igreja do Brasil e do Mundo, trazendo as marcas indeléveis da pastoral sonhada por São João XXIII”.

Entre os fatos de maior destaque ocorridos na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano listado pelo bispo estão a presença do primeiro bispo diocesano, Dom Marcos Antônio Noronha, no Concílio Vaticano II como padre conciliar, a construção da nova Catedral Diocesana e a instalação da Co-sede da Igreja mineira.

Sobre os cumprimentos do Papa Francisco pelos 50 anos de criação da Diocese, Dom Marco Aurélio ressaltou: “as palavras do Santo Padre nos trouxeram ânimo e alegria. Acolher os cumprimentos vindos diretamente dele, para nós é motivo de festa. Principalmente porque o Papa Francisco nos ensina como deve ser a vivência do Cristão, não somente com palavras, mas também com atos. A palavra é um ótimo instrumento de ensino, mas o testemunho arrasta multidões”.

Ainda segundo o prelado, o Pontífice “nos ensinou com palavras, e em seguida nos mostrou com seus atos missionários e de caridade, o quão importante é ser verdadeiramente uma Igreja Missionária, levando a quem precisa o Evangelho de Jesus Cristo”.

Sobre uma possível romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, uma vez que Nossa Senhora é a Padroeira da cidade, o bispo de Itabira-Coronel Fabriciano confirmou que há uma visita marcada ao Santuário da Mãe Aparecida ainda para esse ano, que deve acontecer entre os dias 25 e 27 de maio.

“Os fiéis diocesanos terão a oportunidade de participar de celebrações de agradecimento pelo Jubileu Áureo Diocesano, em fevereiro de 2016, quando haverá a Romaria Diocesana”, completou.

Dom Marco Aurélio não descarta também uma programação festiva especialmente para o jubileu, pois desde junho de 2014, quando foi inaugurado o Ano Jubilar Áureo na tradicional Festa da Diocese, diversas cerimônias vêm sendo realizadas no bispado.

“A grande Festa será no dia 14 de Junho, em Itabira, sede do Episcopado. Neste dia louvaremos a Jesus juntamente com toda Comunidade Diocesana, pelos nossos 50 anos de caminhada”, concluiu o bispo. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas