Bispos da América Latina se encontram em Bogotá e refletem sobre a ‘Evangelii Gaudium’
Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 19-03-2015, Gaudium Press) A Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) organizou entre os dias 11 e 13 de março em Bogotá um congresso sobre a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco, que contou com a presença de vários Bispos da América Latina e a participação do Professor Guzmán Carriquiry, Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, que apresentou a palestra “Da Lumen Fidei à Evangelii Gaudium: Linhas de força do magistério do Papa Francisco”.
Em sua intervenção, o professor disse que o pontificado do Papa Francisco “expõem a exigente possibilidade de um ressurgimento católico latino-americano e, inseparavelmente, de um caminho da América Latina até sua unidade e fraternidade, na construção de condições de maior justiça e crescimento em humanidade”.
Neste sentido, como expôs Carriquiry, o Pontífice quer que a ‘Evangelii Gaudium’ “nos sirva para involucrar-nos em ‘uma nova etapa evangelizadora’ marcada por uma alegria esperançada, seguindo os caminhos que ela indica ‘para a marcha da Igreja nos próximos anos'”.
Um convite que assumiu especialmente a América Latina, já que a exortação “chama a retomar o documento de Aparecida, a relê-lo, a enriquecê-lo (…) a apresentar a fundo se ambos documentos estão verdadeiramente, concretamente, guiando o caminhar da Igreja e as Igrejas na América Latina”.
“Estes documentos estão sempre presentes na ordem do dia de toda assembleia e reflexão dos episcopados”, acrescentou o Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Em outro momento, o professor refletiu que a ‘Evangelii Gaudium’ é um chamado à conversão a partir de diversas dimensões: “Aprendendo da ‘gramática da simplicidade’, se poderiam sintetizar esquematicamente os ensinamentos da Exortação ‘Evangelii Gaudium’, inclusive de tudo o que o Magistério do Papa Francisco, destacando que são um convite urgindo a uma conversão pessoal, a juma conversão pastoral, a uma conversão missionária, a uma conversão à solidariedade por amor preferencial aos pobres”.
Transformação que implica uma “tripla transcendência”, como pede o Papa no documento: “A primeira -expôs o professor- é a que leva à oração, para confiar toda a vida cristã, o ministério e a missão à graça de Deus. ‘O ministério se faz ajoelhado’ -disse tomando as palavras do Pontifíce- (…) A segunda transcendência é a que conduz a uma profunda e inquebrantável comunhão com Deus que se expressa no dom e responsabilidade da unidade entre os Bispos e da unidade da qual cada Bispo, junto com seu presbitério, de ser testemunha e construtor na vida da grei (…) A terceira, é a de compenetrar-se, por essa conaturalidade afetiva que dá o amor, com a alegria e esperança, sofrimentos e angustias de seu povo, estando sempre próximos no carinho e na ternura, a compaixão, a misericórdia e a solidariedade”.
O Professor Carriquiry finalmente disse que o chamado ao que faz maior ênfase o Papa Francisco é a conversão missionária elemento de união com o Documento Conclusivo de Aparecida: “O pontificado do Papa Francisco exibe um coração missionário, especialmente aos mais distantes da Igreja. Trata-se de sair para buscar as 99 ovelhas que se perderam e não ficar apenas com a única ovelha que está no recinto. As proporções dessa parábola se inverteram enormemente”.
O Congresso, que ocorreu nas instalações da Conferência Episcopal da Colômbia, se propôs a fomentar o diálogo entre as realidades dos povos latino-americanos, assim como a renovação da missão dos pastores a serviço da Missão Continental e a Nova Evangelização e a reconsideração dos planos de evangelização à luz da ‘Evangelii Gaudium’. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário