Catedral de Campo Mourão recebe nova imagem de São José
Campo Mourão – Paraná (Quarta-Feira, 18/03/2015, Gaudium Press) A Catedral São José da Diocese de Campo Mourão, no Estado do Paraná, recebeu na manhã de hoje a nova imagem de seu padroeiro, colocada entre as duas torres do templo, conforme previsto na planta da obra, há 65 anos. Ontem à noite, durante Missa com novena a São José, a imagem foi abençoada, dentro da Igreja, pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Javier Delvalle Paredes.
Com cinco metros de altura, a escultura foi confeccionada em fibra de vidro, por ser um material mais leve. A imagem foi feita por um artesão de Marechal Cândido Rondon. Para colocar a imagem no alto da catedral foi preciso usar um guindaste.
Patrono São José
A devoção a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou “O Patrono da Igreja Universal” e, a partir de então, passou a ser festejado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para “São José Operário, o trabalhador”.
São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela.
Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento. José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes. José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Depois de lá, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galileia.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos. (FB)
Deixe seu comentário