Gaudium news > Dia de São José: Criação da Arquidiocese de Florianópolis, Jornada Pastoral sobre a CF 2015

Dia de São José: Criação da Arquidiocese de Florianópolis, Jornada Pastoral sobre a CF 2015

Florianópolis – Santa Catarina (Quarta-Feira, 18/03/2015, Gaudium Press) Amanhã, dia 19 de março, dia de São José, a FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina) promoverá a Jornada Pastoral sobre a Campanha da Fraternidade 2015. Durante todo o dia letivo da instituição, as atividades serão voltadas para a temática da CF “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.

Na prática, o evento terá início às 7h30, com a celebração da Santa Missa em ação de graças pelo Dia do Patrono da Igreja, São José; o aniversário de criação da Arquidiocese de Florianópolis; e os dois anos do início solene do pontificado do Papa Francisco. Ao final de cerimônia, a jornada será dividida em três momentos: ver, julgar e agir.

Com relação ao método ver, o Padre Vilmar Adelino Vicente abordará a temática do e encontro a partir da realidade social e a relação da Igreja e sociedade. Já sobre a perspectiva teológica, o Padre Vitor Feller apresentará o julgar, uma visão da sociedade a luz da Palavra de Deus. Por sua vez, para o momento agir, a FACASC convidou o sociólogo Fernando Anísio Batista, coordenador da ASA (Ação Social Arquidiocesana, para apresentar como a CF 2015 pode ser vivenciada no cotidiano.

Depois disso, será aberto o debate com os palestrantes, que ficarão disponíveis para responder as perguntas dos participantes da jornada.

Segundo a assessoria de comunicação da FACASC, todos os anos a CF é trabalhada na faculdade com a realização de uma jornada sobre o tema abordado. O coordenador do curso de bacharelado em Teologia, professor Vilmar Dal Bo, explicou que quer aprofundar a temática da campanha em âmbito teológico e fazer uma releitura de como ela ecoa dentro da vida acadêmica e da sociedade.

Ainda de acordo com Dal Bo, o tema deste ano leva a Igreja a debater a conjuntura atual da sociedade. Para ele, este é o momento de aprofundarmos a encarnação do Verbo, o mistério da revelação, e compreendermos o cristianismo feito cultura-sociedade. O professor também salienta que a CF mostra que a Igreja está presente no mundo e que faz parte da construção de uma sociedade de ordem, paz e justiça.

Sobre São José

A Igreja faz um culto especial a esse santo, uma veneração, olhando para ele que foi escolhido por Deus para ser pai de Jesus. São José é um grande intercessor que temos diante de Jesus. Nunca tarda em nos ajudar a conseguir alguma graça que desejemos, desde que a peçamos com fé. Tudo o que sabemos de São José é o que nos conta a Sagrada Escritura: que era um homem justo, temente a Deus e aceitou dar sua vida para criar e educar um filho que não era seu (afinal Jesus era filho de Deus).

José foi também um homem de fé e obediente. Quando o anjo do Senhor em sonho lhe revelou o mistério sobre a criança que Maria trazia no ventre, imediatamente e sem questionar ou preocupar-se com fofocas, a tomou como esposa. Ele tratava Jesus como seu próprio filho, a tal ponto que os habitantes de Nazaré repetiam constantemente em relação a Jesus “Não é ele o filho de José?” (Lc 4,22). José teve uma morte linda, como muitos gostariam de ter, ao lado de Jesus e de Maria.

Na história da salvação coube a São José dar a Jesus um nome, fazendo-o descendente da linhagem de Davi, como era necessário para cumprir as promessas divinas. Em 1870, no Concílio Vaticano I, o Papa Pio IX proclamou São José o pai da Igreja Católica. Deus confiou a Igreja a São José lá no céu para que ela fosse protegida.

São José é invocado em casos de doença, junto a agonizantes, em casos de dificuldades financeiras e pelas famílias. Na ladainha em sua honra é invocado como terror dos demônios. Mas não são só esses os casos em que é invocado. A sua intercessão é para qualquer situação como diz Santa Tereza D’ Ávila: “Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele… Causa espanto as grandes mercês que Deus me fez por meio desse bem aventurado Santo, dos perigos que me livrou tanto do corpo como da alma”.

Criação da Arquidiocese de Florianópolis

A 19 de março de 1908, a Secretaria da Sagrada Congregação Consistorial e do Sacro Colégio (hoje Sagrada Congregação para os Bispos) decretava o desmembramento do Estado de Santa Catarina do Bispado de Curitiba, no Paraná, criando a Diocese de Florianópolis englobando o Estado de Santa Catarina, sendo a Matriz de Nossa Senhora do Desterro elevada a Catedral. A Bula “Quum Sanctissimus Dominus Noster”, assinada pelo Substituto da Sagrada Congregação, Dom Júlio Grazioli, foi entregue ao Núncio Apostólico no Rio de Janeiro, que a tornou pública a 2 de maio.

Dois anos de pontificado do Papa Francisco

No último dia 13 de março, o Papa Francisco, de 78 anos, completou dois anos de pontificado. Ele foi eleito no dia 13 de março de 2013 após a surpreendente renúncia de Bento XVI. Francisco assumiu a direção espiritual de mais de 1,2 bilhão de católicos com um estilo novo, fresco e simples, o que lhe valeu o título de uma das personalidades mais carismáticas do mundo. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas