Gaudium news > Nossa comunicação deve estar a serviço da verdade sobre o homem, afirma Dom Celli

Nossa comunicação deve estar a serviço da verdade sobre o homem, afirma Dom Celli

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-03-2015, Gaudium Press) Em entrevista para a Agência Zenit, Dom Cláudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, ressaltou a importância do testemunho nas comunicações com fins apostólicos na web, e recordou as palavras de Bento XVI, quando convidou para que nossas comunicações estivessem a serviço da verdade acerca do ser humano.

Nossa comunicação deve estar a serviço da verdade sobre o homem, afirma Dom Celli.jpg

Para Dom Celli a “presença da Igreja no contexto criado pelas novas tecnologias” é “um dos grandes desafios que nós devemos enfrentar hoje”. Em relação a este desafio, indica o prelado que a atração que se procure busque que “os outros possam entender a causa de nosso testemunho”. Repetindo o Papa Francisco, o Arcebispo italiano disse que “o tema profundo é dar testemunho; fazer uma síntese de vida, entre minha vida e o Evangelho. Porque o homem de hoje, como o Papa Paulo VI nos recorda, acredita mais nos testemunhos que nos professores”.

A web é um meio para levar as pessoas a uma comunidade cristã. “Devemos reconhecer que a vida cristã não pode ser vivida somente diante de uma tela de computador. A vida cristã exige viver em comunidade. Então eu posso encontrar a Jesus graças à rica e útil ajuda de um site de Internet, mas depois devo encontrar uma comunidade que me receba e me permita empreender um caminho concreto de Fé”.

“Portanto, a partir de um ponto de vista, dou as boas vindas àqueles esforços e tentativas da Igreja a estar presente com suas páginas agradáveis, simpáticas e estimulantes na Web, que convidam à reflexão, que permitem ao homem e à mulher de hoje encontrar a Jesus e conhecê-lo melhor. No entanto, depois há grande necessidade de contar com comunidades existentes que sejam capazes de receber, de maneira fraterna e concreta, aqueles homens e mulheres que se encontraram com Jesus na web”, expressou o Arcebispo.

Sobre a qualidade da informação que deve ser difundida pela web, assim se expressou Dom Celli:

“Estamos chamados a ser servidores da verdade. Estou pensando nas belas palavras de Bento XVI quando disse que nossa comunicação deve estar a serviço da verdade sobre o homem. A imprensa, todos nossos instrumentos de comunicação, devem estar à disposição da verdade sobre o homem. É o grande desafio, já que, sem dúvida, corre riscos. Se o critério é o benefício pessoal ou certos resultados econômicos um terminar por não respeitar o homem. Aqui, pelo contrário, nossa informação, nossa comunicação, e portanto -eu prefiro falar de comunicação no lugar de informação-, nossa comunicação deve estar realmente centrada no homem e sempre dizer a verdade sobre o homem”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas