Papa Francisco anima a Igreja da Nigéria
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 17-03-2015, Gaudium Press) O Papa Francisco dirigiu uma Carta aos Bispos da Nigéria, e através deles a toda a Igreja nigeriana, na qual anima e elogia a insigne atividade pastoral que ali se desenvolve.
Nigéria, cuja importância é cada vez mais reconhecida, “está destinada a jogar um rol de primeiro plano não apenas no continente [africano], mas no mundo inteiro”, expressa o Pontífice. Entretanto, o país enfrenta sérias dificuldades, como uma “nova e violenta forma de extremismo e fundamentalismo, com base étnica, social e religiosa”, que tem causado estragos. Diante dessa situação, o Pontífice assegura ao povo nigeriano sua proximidade e suas orações cotidianas, recordando-lhes as palavras de Jesus: “A paz os deixo, minha paz vos dou”.
O Pontífice sublinha na comunicação que a paz “é um dom que vem do alto, é o próprio Jesus Cristo, Príncipe da Paz” e ao mesmo tempo é um empenho cotidiano, corajoso e autêntico por favorecer a reconciliação. Em uma palavra, a paz consiste em construir uma “cultura do encontro”.
O Papa Francisco reconhece o insigne trabalho de toda a Igreja na Nigéria, a qual em meio das difíceis provas que enfrenta não cessa de testemunhar a acolhida, a misericórdia e o perdão. O Pontífice tem presente aos sacerdotes, religiosos e religiosas, missionários e catequistas que, em meio de sacrifícios indizíveis não abandonaram o rebanho, e permaneceram em seus serviços como bons e fiéis anunciadores do Evangelho.
Finalmente o Pontífice exorta aos prelados a “com perseverança e sem desânimo ir adiante no caminho da paz! Acompanhai as vítimas! Socorrei aos pobres! Educai aos jovens! Fazei-os promotores de uma sociedade mais justa e solidária!. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário