Gaudium news > Iniciativa da Fé pela Paz em Paróquia de Porto Alegre

Iniciativa da Fé pela Paz em Paróquia de Porto Alegre

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 17/03/2015, Gaudium Press) A Paróquia Santo Antônio do Partenon, pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, lança hoje, dia 17 de março, às 19h, uma iniciativa à qual denomina como Mutirão da Fé pela Paz. Trata-se de uma atividade voltada à construção da cultura da paz, que tem como objetivo estimular gestos e atitudes de cordialidade e construir relações respeitosas e harmoniosas na sociedade.

Para o pároco da Igreja Santo Antônio, Frei Luiz Turra, os pequenos gestos do dia a dia podem dar início a superação da violência e do desrespeito à vida. Ele reforça que esta grande iniciativa da paróquia irá envolver os devotos de Santo Antônio, escolas, clubes, universidades, condomínios e outras instituições do bairro e da capital gaúcha. Nesta semana, será distribuído um livreto com orientações e reflexões sobre a iniciativa.

Para motivar as pessoas a participarem do evento, De acordo com o sacerdote, esse é o momento de nos unirmos em favor da paz.

A organização salienta que um dos aspectos importantes do evento é a integração com os colégios de bairro, que já estão recebendo um manual com as orientações e temas para serem estudados e debatidos com os alunos em sala de aula. Uma escola já organizou uma atividade que vai atingir mais de 2 mil estudantes.

História da Paróquia

A Paróquia de Santo Antônio do Partenon, como é conhecida, nasceu em torno de uma capelinha dedicada ao santo, criada por uma provisão episcopal de 09 de junho de 1875. A capelinha teve sua pedra fundamental lançada em 16 de maio de 1876, sendo inaugurada na noite de Natal de 1881.

No dia 6 de janeiro do ano seguinte a imagem do padroeiro foi trasladada com festas e procissão desde a Catedral até sua nova casa. Em 30 de agosto de 1911 foi criada a paróquia, vinculada ao convento dos Capuchinhos, sendo o primeiro pároco frei Bernardin d’Apremont. Pouco tempo depois, em 1928, a capela foi demolida para dar lugar a um templo maior.

A Igreja atual

Seu estilo é eclético, sem ser historicista, ainda que se notem alguns traços românicos na fachada. Está situada defronte a um pequeno largo, e o acesso se dá por uma pequena escadaria. A fachada está dividida em três blocos. No bloco central possui um grande frontispício, e sobre ele se ergue o campanário de secção quadrada dividido em quatro níveis, com quinas em destaque e coroado por uma cruz metálica.

Seu interior é bastante despojado de adornos, mas suas proporções arquitetônicas são harmoniosas e amplas. Possui uma série de vitrais fabricados na França que ilustram cenas da vida de Santo Antônio. Nas capelas secundárias estão expostas algumas imagens de considerável valor artístico: a grande imagem de Nossa Senhora da Paz portando um estandarte na mão direita e segurando o Menino Jesus no braço esquerdo; a imagem de São Francisco, tradicionalmente atribuída aos Jesuítas do Paraguai e trazida para o Rio Grande após a Guerra do Paraguai; e ainda a imagem de Santo Antônio, um exemplar de aspecto incomum pela vivacidade da expressão do santo e do Menino que ele carrega sobre um livro, trajados ambos com vestes de tecido. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas