"É hora de assumirmos a nossa posição frente a Jesus", diz o Bispo de Novo Hamburgo
Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 17/03/2015, Gaudium Press) Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese gaúcha de Novo Hamburgo, escreveu um artigo em que afirma que neste próximo domingo, o quinto domingo da quaresma, quando na diocese toda acontecem os retiros missionários, nas áreas pastorais, em toda a parte será lido o texto do Evangelho de São João, onde aparecem alguns gregos que tinham subido para Jerusalém. Eles se aproximam de Felipe com um pedido muito especial: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”(Jo 12,21).
Segundo o Prelado, o nosso Deus é um Deus que acompanha o seu povo, não está amarrado a um lugar geográfico. Ele reforça que o nosso Deus é diferente dos deuses dos pagãos, pois está ao nosso lado, caminha conosco e sempre nos orienta para o bem, a verdade e a paz. Dom Zeno também lembra que na primeira leitura deste domingo, através do Profeta Jeremias, Ele promete uma nova aliança, em que as cláusulas estarão escritas no coração e todos saberão seguir os mandamentos do Senhor.
“Em nosso Caderno Missionário 07, que será lançado no domingo, estamos apresentando treze celebrações, recordado todos os mandamentos e procurando apresentar de forma didática aquilo que é essencial para a formação correta de nossas consciências e para que todos possam assumir uma autêntica hierarquia de valores cristãos”, destaca.
Ainda de acordo com o Bispo, a segunda leitura do próximo domingo contempla o texto da Carta aos Hebreus, em que nos é apresentado o Cristo Sumo e Eterno Sacerdote: “Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência, por aquilo que ele sofreu. Mas, quando levou a termo a sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. De fato, Ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedec” (Hb 5,8-10).
Para Dom Zeno, não é por nada que os gregos chegam com toda a sua sabedoria, com toda a herança filosófica de seus antepassados, com toda uma tradição de exímios poetas e grandes escritores e eles chegam a Jerusalém, com um pedido muito simples: “Nós queremos ver Jesus”.
Por sua vez, o Prelado salienta que, no Evangelho deste domingo, Jesus diz aos gregos e a todos nós: “Se alguém quer me seguir, siga-me e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará” (Jo 12,26). Conforme o Bispo, nós estamos chegando à parte final da Quaresma e é hora de assumirmos a nossa posição frente a Cristo Jesus e a todos aqueles que quiserem viver, em poucos dias, a semana santa e a Páscoa do Senhor.
Para concluir, Dom Zeno enfatiza que na parte final do Evangelho temos uma palavra muito confortadora e que nos enche de esperança: “Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,31-32). (FB)
Deixe seu comentário