Gaudium news > A vocação é coisa de Deus, a resposta é coisa dos homens, afirma Bispo espanhol

A vocação é coisa de Deus, a resposta é coisa dos homens, afirma Bispo espanhol

Córdoba – Espanha (Terça-feira, 17-03-2015, Gaudium Press) O Bispo de Córdoba, Espanha, Dom Demetrio Fernández, dedicou no informativo diocesano a reflexão sobre a vocação sacerdotal por ocasião do próximo Dia do Seminário nesta cidade espanhola no próximo dia 19 de março. O prelado recordou que Deus “é quem chama e quem faz chegar seu chamado ao coração humano. Ele é quem dá ouvidos para escutá-la e força para responder”, mas que corresponde aos homens a resposta e a Igreja “orar, pedir, levantar as mãos a Deus, pedindo-lhe que envie muitos e santos sacerdotes”.

O Bispo recordou também o exemplo de Santa Teresa de Jesus, que afirmava sobre a obrigação pessoal de cumprir a vontade de Deus: “Vossa sou, para Vós nasci, que mandais fazer de mim?”. Dom Fernández recomendou esta disposição como um exemplo saudável para todo cristão e recordou que a Diocese se propõem anualmente promover o seguimento a Jesus Cristo no sacerdócio por ocasião da festa de São José.

Um ambiente adequado para a vocação

Dom Fernández explicou que Jesus Cristo fundou sua Igreja sobre o cimento dos Apóstolos e que a promoção das vocações sacerdotais “trata-se de uma questão vital e de primeiríssima necessidade” para a Igreja. Além da oração por este fim, o prelado indicou que é preciso “criar um clima vocacional, de maneira que uma criança, um adolescente, um jovem possa perceber com nitidez o chamado de Deus e possa responder sem maiores dificuldades”.

Além disso, o Bispo descreveu que muitos dos chamados ao sacerdócio ocorrem através do exemplo de outros sacerdotes, pelo qual convidou a refletir sobre esta “tremenda responsabilidade”: “Examinemos se nossa vida é transparência de Cristo Bom Pastor, examinemos se vivemos nossa vida no gozo do Evangelho, examinemos se uma criança ou um jovem pode entusiasmar-se com nossa maneira de viver”.

Em seu artigo, o prelado recomendou fomentar um contexto cristão “fervoroso na Fé, estimulante no seguimento de Cristo e no serviço aos demais” para ter um ambiente propício à vocação sacerdotal. Também pediu cuidar do ambiente da paróquia, a importância dos coroinhas e a proximidade às coisas do altar, assim como os grupos de jovens que convidam a um maior compromisso e testemunho cristãos.

Finalmente Dom Fernández recordou que em todos os casos “cada vocação é como um milagre de Deus”. Agradeceu o dom das numerosas vocações que Cristo presenteia a sua Igreja e de forma particular pelas que suscita na Diocese de Córdoba. “Damos graças a Deus por isso, pedimos para que os formadores do Seminário ajudem no discernimento e no seguimento e, particularmente acompanhamos aos que serão ordenados nos próximos meses: 6 novos sacerdotes. O Senhor está grande conosco, e estamos alegres”, concluiu. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas