Gaudium news > Catedral do México viverá maratona de confissões para a Quaresma

Catedral do México viverá maratona de confissões para a Quaresma

Cidade do México – México (Segunda-feira, 16-03-2015, Gaudium Press) Após a ampla acolhida que teve a maratona de confissões realizada durante o Advento na Catedral Metropolitana do México, o templo insigne repetirá a experiência no próximo sábado 21 de março. A partir das 08h até às 20h a igreja permanecerá com suas portas abertas para que os fiéis se aproximem do Sacramento da Reconciliação.Catedral do México viverá maratona de confissões para a Quaresma.jpg

De acordo com nota emitida pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o objetivo da iniciativa é ajudar para que os fiéis da capital mexicana pratiquem o arrependimento e se reconciliem neste tempo Quaresmal, e assim preparem o caminho da Paixão, Morte de Jesus Cristo, próximo a celebrar-se, rumo à Páscoa da Ressurreição do Senhor.

Ocasião que será uma graça especial já que o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, autorizou aos sacerdotes da Arquidiocese para que durante este tempo de Quaresma absolvam o pecado do aborto, uma faculdade que só tem o Bispo e alguns sacerdotes aos quais são concedidos licença para dar a dita absolvição.

“Certos pecados particularmente graves estão sancionados com a excomunhão, a pena eclesiástica mais severa, que impede a recepção dos sacramentos e o exercício de certos atos eclesiásticos, e cuja absolvição, por conseguinte, só pode ser concedida segundo o direito da Igreja, pelo Papa, pelo Bispo do lugar, ou por sacerdotes autorizados por eles. Em caso de perigo de morte, todo sacerdote, ainda o que carece da faculdade de ouvir confissões, pode absolver de qualquer pecado e de toda excomunhão”, recorda o Catecismo da Igreja Católica em seu número 1463.

Graças a este dom outorgado pelo purpurado os sacerdotes que participem da maratona estarão facultados para perdoar o pecado do aborto. A razão disso, e facilitando este caminho de reconciliação, o Cardeal Rivera faz extensivo o convite para que os fiéis capitalinos participem desta iniciativa.

Espera-se que 30 sacerdotes estejam presentes na Catedral oferecendo aos fiéis o Sacramento do Perdão.

Sacramento da Misericórdia de Deus

Os que se aproximam deste Sacramento “obtêm da misericórdia de Deus o perdão dos pecados cometidos contra Ele e, ao mesmo tempo, se reconciliam com a Igreja, a que ofenderam com seus pecados. Ela lhes move à conversão com seu amor, seu exemplo e suas orações”, sublinha o Catecismo.

Por outro lado, como continua, é chamado sacramento da confissão, “porque a declaração ou manifestação, a confissão dos pecados diante do sacerdote, é um elemento essencial deste sacramento. Em um sentido profundo este sacramento é também uma ‘confissão’, reconhecimento e louvor da santidade de Deus e de sua misericórdia para com o homem pecador”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas