Gaudium news > Igreja no Rio realiza Encontro Arquidiocesano para o Ano da Esperança

Igreja no Rio realiza Encontro Arquidiocesano para o Ano da Esperança

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 16-03-2015, Gaudium Press) No intuito de apresentar as propostas para o Ano da Esperança da Arquidiocese do Rio de Janeiro às lideranças de pastorais, associações e comunidades, aconteceu recentemente o Encontro Arquidiocesano para o Ano da Esperança, no Colégio Regina Coeli, no bairro Usina.

lideranças de pastorais, associações e comunidades participaram do Encontro Arquidiocesano para o Ano da Esperança, no Colégio Regina Coeli, no bairro Usina Foto Arquidiocese do Rio de Janeiro.jpg
Lideranças de pastorais, associações e comunidades participaram do Encontro
Arquidiocesano para o Ano da Esperança, no Colégio Regina Coeli, no
bairro Usina Foto Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nesta ocasião, o evento contou com palestras, bem como testemunhos e atividades em grupo, como momentos de oração e celebrações. Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, Monsenhor Joel Portella Amado, os participantes puderam “discernir, conversar e entender o que significa a esperança para o cristão e como efetivamente colocá-la em prática”.

“Por que falar de esperança hoje?” foi o tema da primeira conferência do encontro, ministrada pelo Padre Mário de França Miranda, professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Ao apresentar a esperança por meio da fundamentação bíblica, destacando principalmente o episódio da ressurreição, disse que “nossa Bíblia não termina com a morte, mas com vida plena. O Reino de Deus, que começa já aqui, tem sua perfeição e plenitude em outra vida. Para o cristão isso é motivo de esperança, porque por mais que ele veja as coisas negativas, sabe que aquilo que o espera é algo profundamente positivo”.

Já o segundo assunto abordado foi direcionado à importância da vivência de uma “esperança ativa”, onde tenha responsabilidade, principalmente cristã, de construir um mundo melhor.

“Nós como cristãos precisamos estar comprometidos em mudar o mundo, seguindo o exemplo de Cristo, mostrando que o Espírito Santo que agiu N’Ele age em nós. Dessa forma, nossa esperança não pode ser passiva, pois é a esperança de quem está comprometido com a construção do Reino de Deus”, ressaltou.

O Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta esteve presente em um dos dias do encontro, onde presidiu uma Santa Missa, na capela do colégio.

Em sua homilia, lembrou aos presentes que todo cristão é chamado a anunciar a Boa Nova e a misericórdia de Deus. “No Ano da Esperança, precisamos anunciar e ser sinais de esperança e confiança no Senhor”.

“Temos a missão de sair nas ruas, manter a Igreja em saída e anunciar a misericórdia para que todos experimentem o amor de Deus que transforma, renova e traz de volta a dignidade, alegria e força”, completou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas