Escolas Arquidiocesanas de Teologia de Curitiba iniciam cursos no domingo
Curitiba – Paraná (Sexta-Feira, 13/03/2015, Gaudium Press) O Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé (IAFFE) de Curitiba, no Estado do Paraná, oferece vagas para as duas Escolas Arquidiocesanas de Teologia: uma com temas da fé e a outra com temas para a vida e pastoral.
Para a Comissão de Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese, responsável pelo instituto, só através da formação continuada é que os agentes da ação pastoral se compreenderão como sujeitos da missão na Igreja.
Ambas as escolas terão disciplinas da teologia pastoral básica, pertinentes a todos os ministérios exercidos na Igreja. A formação sobre temas da fé, que será realizada em nove módulos, terá as seguintes disciplinas: Cristologia, Deus Uno e Trino, Pneumatologia, Antropologia, Mariologia, Eclesiologia e Escatologia. Já a escola que abordará temas para a vida e pastoral, que acontecerá também em nove módulos, contará com as disciplinas de Espiritualidade, Leitura Orante, Moral, Sacramentos, Código do Direito Canônico, Pastoral e Planejamento e Missiologia.
No próximo domingo, dia 15 de março, terá início o primeiro dos nove módulos propostos. As atividades serão realizadas na Faculdade Vicentina, com periodicidade mensal.
A Comissão Bíblico Catequética, fica na Cúria Metropolitana, localizada na Avenida Jaime Reis, número 369. ((41) 2105-6318 – [email protected])
Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé
A ideia do IAFFE surgiu em 2006 através do padre Jair Jacon, na época coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese. Ele idealizou o IAFFE como um instituto que seria o elo de comunhão da formação na fé entre as pastorais da região.
A partir daí, a ideia do projeto foi tomando forma, foi sendo amadurecida, até que no final do ano passado, aconteceu a consolidação do IAFFE, que tem como objetivo unificar, gradativamente, a formação na fé dentro da arquidiocese.
A proposta do instituto é oferecer uma oportunidade para que qualquer liderança faça uma formação teológica inicial (básica) e, depois, possa aprofundar em alguma área de pastoral, de acordo com a sua área de atuação. (FB)
Deixe seu comentário