Gaudium news > Virgem de Luján peregrinará pela Argentina por ocasião do Bicentenário do país

Virgem de Luján peregrinará pela Argentina por ocasião do Bicentenário do país

Luján – Argentina (Quinta-feira, 12-03-2015, Gaudium Press) “Mega PeregriNAÇÃO”, assim se chama a romaria que a partir de abril -na Páscoa do Senhor- realizará uma réplica de Nossa Senhora de Lujan por várias cidades da Argentina. A peregrinação ocorrerá como parte dos festejos que se organizam a partir da nação austral para celebrar o bicentenário da declaração de sua independência em 2016.Virgem de Luján peregrinará pela Argentina por ocasião do Bicentenário do país 2.jpg

O caminho da Virgem de Luján começará em La Quiaca, Jujuy, noroeste da Argentina, com uma solene Celebração Eucarística, ocasião na qual se dará a conhecer um poema e canção dedicado à Padroeira do país, que leva por título “Maria da Argentina” e é de autoria de René Guanca, poeta de Tucumán.

Depois de percorrer o norte e o sul e passar pela cordilheira até o mar, a peregrinação culminará em São Miguel de Tucumán, onde se celebrará o bicentenário da independência. O percurso terá lugar, sobretudo, nos lugares que foram fundados sob a proteção de Nossa Senhora de Luján. Neste sentido, a réplica passará por Luján puntano, Luján de Cuyo em Mendoza, pelas Villas de Lujan em Catamarca e Salta; pela localidade de Luján do departamento de Cruz Alta, o povo de Luján em Santiago del Estero; assim como a zona de Lujan nos arredores de Mar de Plata, a Colônia Luján que se situa na província de Misiones e a paragem Luján, contíguo a El Bolsón em Rio Negro.

A peregrinação também contará com uma fase internacional por aqueles países que compartilham a devoção à Virgem de Luján. São eles: Brasil, Uruguai e Paraguai. Esta peregrinação fora da Argentina recriará o caminho que realizaram as veneradas imagens originais por estes países cerca de quatro séculos atrás. A rota iniciará em Pernambuco (Brasil) Virgem de Luján peregrinará pela Argentina por ocasião do Bicentenário do país.jpge culminará em São Miguel de Tucumán (Argentina), no dia 09 de julho de 2016, quando tem lugar a celebração do bicentenário da nação argentina. “Argentina e sua Antártida, Paraguai, Brasil e Uruguai com fé da mão da Virgem de Luján”, é o lema desta peregrinação.

O Congresso Eucarístico Nacional

Em união com as celebrações pelo bicentenário da declaração de Independência da Argentina, a Igreja do país austral prepara também o Congresso Eucarístico Nacional; evento que se levará a cabo em junho de 2016 em Tucumán com o lema “Jesus Cristo, Senhor da História, necessitamos de ti”, que foi escolhido como “oração da pátria”, segundo comentou em uma ocasião Dom Alfredo Horacio Zecca, Arcebispo de Tucumán.

O Congresso já foi oficialmente apresentado pela Arquidiocese de Tucumán durante a solenidade de Corpus Christi de 2014, com a participação de 10 mil fiéis. Na ocasião, Dom Zecca expressou sua confiança em que a reunião Eucarística sirva para que todo o povo argentino recupere os valores ausentes e debilitados: “Eu tenho muita Fé que estes acontecimentos, tanto o Congresso Eucarístico, como os festejos pelo bicentenário, nos devolvam a possibilidade de recuperar a esperança que nestes tempos está um pouco perdida nos argentinos”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas