Virgem de Luján peregrinará pela Argentina por ocasião do Bicentenário do país
Luján – Argentina (Quinta-feira, 12-03-2015, Gaudium Press) “Mega PeregriNAÇÃO”, assim se chama a romaria que a partir de abril -na Páscoa do Senhor- realizará uma réplica de Nossa Senhora de Lujan por várias cidades da Argentina. A peregrinação ocorrerá como parte dos festejos que se organizam a partir da nação austral para celebrar o bicentenário da declaração de sua independência em 2016.
O caminho da Virgem de Luján começará em La Quiaca, Jujuy, noroeste da Argentina, com uma solene Celebração Eucarística, ocasião na qual se dará a conhecer um poema e canção dedicado à Padroeira do país, que leva por título “Maria da Argentina” e é de autoria de René Guanca, poeta de Tucumán.
Depois de percorrer o norte e o sul e passar pela cordilheira até o mar, a peregrinação culminará em São Miguel de Tucumán, onde se celebrará o bicentenário da independência. O percurso terá lugar, sobretudo, nos lugares que foram fundados sob a proteção de Nossa Senhora de Luján. Neste sentido, a réplica passará por Luján puntano, Luján de Cuyo em Mendoza, pelas Villas de Lujan em Catamarca e Salta; pela localidade de Luján do departamento de Cruz Alta, o povo de Luján em Santiago del Estero; assim como a zona de Lujan nos arredores de Mar de Plata, a Colônia Luján que se situa na província de Misiones e a paragem Luján, contíguo a El Bolsón em Rio Negro.
A peregrinação também contará com uma fase internacional por aqueles países que compartilham a devoção à Virgem de Luján. São eles: Brasil, Uruguai e Paraguai. Esta peregrinação fora da Argentina recriará o caminho que realizaram as veneradas imagens originais por estes países cerca de quatro séculos atrás. A rota iniciará em Pernambuco (Brasil) e culminará em São Miguel de Tucumán (Argentina), no dia 09 de julho de 2016, quando tem lugar a celebração do bicentenário da nação argentina. “Argentina e sua Antártida, Paraguai, Brasil e Uruguai com fé da mão da Virgem de Luján”, é o lema desta peregrinação.
O Congresso Eucarístico Nacional
Em união com as celebrações pelo bicentenário da declaração de Independência da Argentina, a Igreja do país austral prepara também o Congresso Eucarístico Nacional; evento que se levará a cabo em junho de 2016 em Tucumán com o lema “Jesus Cristo, Senhor da História, necessitamos de ti”, que foi escolhido como “oração da pátria”, segundo comentou em uma ocasião Dom Alfredo Horacio Zecca, Arcebispo de Tucumán.
O Congresso já foi oficialmente apresentado pela Arquidiocese de Tucumán durante a solenidade de Corpus Christi de 2014, com a participação de 10 mil fiéis. Na ocasião, Dom Zecca expressou sua confiança em que a reunião Eucarística sirva para que todo o povo argentino recupere os valores ausentes e debilitados: “Eu tenho muita Fé que estes acontecimentos, tanto o Congresso Eucarístico, como os festejos pelo bicentenário, nos devolvam a possibilidade de recuperar a esperança que nestes tempos está um pouco perdida nos argentinos”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário