A Pedagogia Salesiana será tema de encontro em Roma
Roma – Itália (Quinta-feira, 12-03-2015, Gaudium Press) Entre os dias 19 e 21 de março a capital italiana (Roma) será sede do Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana que levará por tema: “Com Dom Bosco, educadores dos jovens de nosso tempo”. O evento é promovido pelo Reitor Maior Salesiano, Dom Ángel Fernández Artime, e organizado pela Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), que será sede do evento.
Marcado nas celebrações pelo Bicentenário de Nascimento de São João Bosco, o Congresso se propõem elevar o nível da visão e da missão salesiana a nível educativo, assim como recuperar a convicção de que a mudança na sociedade depende da educação e criar uma maior sinergia entre a reflexão acadêmica e a animação pastoral, tudo impregnado do carisma salesiano.
“Os conteúdos propostos, com uma disposição puramente pedagógica, servirão para comparar o mundo salesiano com os desafios educativos do tempo atual, para ler a realidade de hoje e responder a nível educativo; também se compartilharão reflexões e experiências maduras em diversas partes do mundo”, sublinha a agência de notícias salesianas ANS, em uma nota sobre o evento.
O Congresso será inaugurado por Dom Fernández Artime, Reitor Maior Salesiano, às 13h do dia 19 de março. Após sua saudação, terá lugar a primeira sessão de trabalho com o tema “Escuta e confrontação com a realidade atual. Desafios e necessidades educativas”, que se desenvolverá entorno a vários encontros nos quais se refletirá sobre a situação social atual e os desafios educativos, além das condições juvenis e as necessidades educativas de hoje.
Entretanto, no segundo dia de trabalho se aprofundará sobre o sistema preventivo de Dom Bosco, valorizando sua contribuição para a educação de hoje, para as crianças e jovens, e aqueles que estão em situação de marginalização nos diversos contextos sociais. Já para o dia 21, o Congresso girará entorno da formação e competência pedagógica, aprofundando na atenção à religião na educação e na formação dos colaboradores leigos, entre outros temas.
O Congresso será encerrado com uma solene celebração Eucarística presidida pelo Reitor Maior. Prévio a isso, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Yvonne Reuhgoat, apresentará as conclusões do evento.
O encontro acadêmico está dirigido a todos os grupos, estruturas e membros da Família Salesiana e a todos aqueles interessados na pedagogia e na educação no âmbito eclesial e civil.
“Os jovens necessitam pontos de referência”
Por ocasião do Congresso, a agência ANS, entrevistou ao sacerdote salesiano, Dom Vito Orlado, Vice-reitor da Universidade Pontifícia Salesiana, que falou sobre as principais necessidades educativas das novas gerações: “Hoje em dia, os jovens necessitam pontos de referência que lhes ajudem a individualizar seu caminho de crescimento (…) Levo tempo buscando a maneira de assinalar que é necessário oferecer uma bússola para ajudar a encontrar o rumo e o apoio no caminho. Os jovens estão necessitados de fundamentos, de convicções que lhes ajudem a construir-se como pessoas, a individualizar objetivos que lhes ajudem a valorizar suas capacidades e que deem sentido a seus compromissos, de dobradiças que possam dar luz e motivações aos seus esforços e a possibilidade de contar com seus companheiros de viagem com os quais compartilhar a construção da plenitude da vida”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário