Gaudium news > Cardeal Odilo Scherer comenta segundo aniversário do Pontificado de Francisco

Cardeal Odilo Scherer comenta segundo aniversário do Pontificado de Francisco

São Paulo (Quarta-feira, 11-03-2015, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, comentou em seu mais recente artigo o segundo aniversário de Pontificado do Papa Francisco. “Enquanto ainda estão vivas na memória as imagens e expressões de surpresa do mundo com a sua escolha, já é possível entrever de maneira mais clara a direção do seu Pontificado”, disse.

De acordo com Dom Odilo, a missão do Sucessor de São Pedro, de assumir a Igreja, deve ser a mesma para todos os papas e se resume nas palavras ditas por Jesus a Simão Pedro, logo após sua ressurreição: “apascenta as minhas ovelhas; apascenta os meus cordeiros” (cf Jo 21,16). E ainda: “confirma os teus irmãos na Fé” (cf Lc 22,32).

“Cabe ao Sucessor de Pedro dar certeza e firmeza à vida e à missão da Igreja, que recebe dele indicações imprescindíveis para expressar a sua vida e desempenhar sua missão.”

Para o purpurado, a missão do Papa é de ser “o primeiro e principal missionário na Igreja”, capaz de promover animação a Igreja mesmo estando “em constante contato com o ‘mundo’, quer encontrando autoridades e representações dos povos e da sociedade civil, quer pela sua palavra, dirigida a todos”.

O Arcebispo de São Paulo acredita que “Francisco leva para a universalidade da Igreja a contribuição da América Latina e de sua formação sacerdotal e jesuítica”, que são fatores enriquecedores para a Igreja, uma vez que “o exercício de sua missão é marcado pela simplicidade, pelo modo direto e fácil de se relacionar com as pessoas e por suas palavras de impacto comunicativo”.

Além disso, Dom Odilo ressaltou o conteúdo das indicações pastorais feitas pelo Papa, ainda mais na exortação apostólica “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho), onde “estimula a Igreja a superar certa estagnação e a se renovar na dimensão missionária”, a se reencontrar com a sua razão de ser no chamado de Cristo e no encontro com Deus.

A caridade e a misericórdia foram outras marcas do Santo Padre citadas pelo Arcebispo neste artigo. Segundo ele, o Pontífice ‘está apontando constantemente para o coração da vida cristã, que é a caridade, com suas inumeráveis expressões. E vem apontando o lugar da Igreja e dos católicos em relação ao mundo”.

“Mas não esqueçamos uma questão muito presente nas palavras e reflexões do Papa: o chamado à verdade e à autenticidade da vida cristã e eclesial. A Igreja de Cristo não existe para ‘salvar aparências’, fazer pactos de conveniência ou salvar vantagens: ela existe para testemunhar a verdade”, salientou.

No final, Dom Odilo escreveu: “ao Papa Francisco, no 2º aniversário de sua eleição, nossos cumprimentos e nossa oração: Deus o assista e conforte em sua missão!” (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas