Regente da Penitenciaria Apostólica pede para que sacerdotes estejam por mais tempo no confessionário
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-03-2015, Gaudium Press) Entre os dias 9 e 13 de março, será realizado em Roma o 26º Curso sobre o Foro interno da Penitenciaria Apostólica. O Papa Francisco receberá os participantes do evento em audiência na próxima quinta-feira, 12.
Entre os temas que serão tratados estão a correta administração do Sacramento da Penitência, seus aspectos canônicos, morais e litúrgico-pastorais, bem como os deveres e direitos dos penitentes, ética e genética.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o regente da Penitenciaria Apostólica, Dom Krzysztof Nykiel, afirmou que este curso é realizado há mais de 25 anos pela Penitenciaria Apostólica, sempre durante o período quaresmal, por ser o tempo litúrgico da reconciliação e da conversão.
“Temos a profunda convicção de que a valorização do ministério penitencial, sobretudo da Confissão, depende em grande parte também dos sacerdotes e da consciência deles de serem depositários de um ministério precioso e insubstituível”, destacou.
Segundo Dom Krzysztof Nykiel, a Penitenciaria Apostólica deseja “ressaltar a importância que tem para a vida de todo cristão o Sacramento da Reconciliação”. “Nesta perspectiva, sem dúvida, constitui uma das prioridades pastorais, especialmente para os presbíteros que cuidam das almas, transcorrer sempre mais tempo no confessionário porque, mediante a administração deste sacramento, se têm muitas oportunidades para formar retamente a consciência dos fiéis ajudando-os a acolherem Cristo em seus corações e a se abrirem à Sua Presença sempre capaz de transformar, converter e fazer novas todas as coisas”, exortou.
O curso é destinado aos novos sacerdotes, os diáconos e os candidatos ao sacerdócio que estão no último ano do currículo formativo dos estudos em vista do presbiterato. De acordo com o Dom Krzysztof Nykiel, o objetivo particular do Curso são os temas de teologia moral e de direito canônico, aspectos pastorais e litúrgicos, condições e situações particulares de penitentes.
Dom Krzysztof Nykiel ressalta que a Penitenciaria Apostólica anualmente se propõem formar sacerdotes que sejam sempre mais apóstolos e missionários da misericórdia de Deus. “Nosso Curso tem como finalidade espiritual e pastoral suscitar nos sacerdotes a consciência do quanto o Sacramento da Confissão é indispensável para o caminho de santificação pessoal e dos fiéis leigos que são confiados a seus cuidados pastorais.”
Na sua opinião, a valorização do ministério penitencial depende muito dos sacerdotes. Se um sacerdote tem plena consciência da sublimidade do Sacramento da Penitência, “ele saberá transmitir esta mesma convicção a todos aqueles que o Senhor confiou a seu coração de pastor e de guia das almas. (…) Portanto, todo confessor é ‘educador de misericórdia’ porque deve ser capaz de ajudar os penitentes a fazer uma concreta experiência da Misericórdia de Deus.” (EPC)
Deixe seu comentário