Nova Basílica Menor é declarada na Colômbia
Manizales – Colômbia (Quarta-feira, 11-03-2015, Gaudium Press) A Igreja Católica na Colômbia contará com uma nova Basílica. Trata-se da Paróquia da Imaculada Conceição da cidade de Manizales que no próximo dia 13 de junho será declarada oficialmente Basílica Menor. O templo, de grande valor religioso, histórico e arquitetônico, receberá este título no marco de uma solene celebração presidida pelo Núncio Apostólico na Colômbia, Dom Ettore Balestrero.
Com isso a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos respondendo ao pedido feito por Dom Gonzalo Restrepo, Arcebispo da Cidade -com a aprovação dos Bispos da Colômbia- à Santa Sé para que se exalta-se o templo outorgando-lhe o título de Basílica Menor.
Várias foram as razões que levaram a realizar tal petição ao Vaticano, entre elas o grande valor histórico -é a igreja mais antiga de Manizales-, arquitetônico e religioso do templo, além de possuir um importante tesouro de caráter religioso e ser epicentro espiritual de toda uma comunidade.
A Imaculada Conceição foi fundada no ano 1909 por decreto episcopal com data de 09 de agosto, alguns anos depois do Papa Leão XIII elevar a cidade de Manizales à dignidade de Diocese. O templo se construiu sob a responsabilidade de Dom Gregorio Nacianceno Hoyos, primeiro Bispo da cidade, que encomendou a obra ao Padre Nazario Restrepo Botero, que por sua vez adquiriu o lote sobre o que é hoje o Parque Caldas da cidade colombiana. A primeir pedra foi abençoada por Dom Gregório no ano de 1903.
A igreja foi construída na planra de Cruz com 3 naves e um ábside para o Altar, muito ao estilo dos primitivos templos paleo-cristãos inspirados na Basílica romana. Para sua edificação foram utilizados insumos locais, como bareque, bambu, madeiras serradas e madeiras de cedro, que tornam único o templo.
No interior se encontram obras de grande valor artístico entre elas um púlpito de mármore com incrustações trazidas da Basílica desde Paris, uma Via Sacra francesa, além de imagens do maestro Álvaro Carvajal. O templo é considerado Monumento Nacional e Patrimônio Arquitetônico de Manizales.
Com o novo título do templo, a Imaculada Conceição se soma as mais de 20 Basílicas com as quais conta Colômbia. Entre elas, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá -que é santuário nacional-, a Basílica de Nossa Senhora de las Lajas, e a Basílica de Nossa Senhora da Candelária de Medellín. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário