Gaudium news > Bispo de Córdoba, Espanha, diz que o “crente deve manifestar sua Fé”

Bispo de Córdoba, Espanha, diz que o “crente deve manifestar sua Fé”

Córdoba – Espanha (Quarta-feira, 11-03-2015, Gaudium Press) Dom Demetrio Fernández, Bispo de Córdoba, Espanha, concedeu declarações ao jornal espanhol ABC nas quais falou sobre seus cinco anos como Bispo na Diocese andaluza. Delas ressaltamos alguns aspectos.Bispo de Córdoba, Espanha, diz que o crente deve manifestar sua Fé.jpg

Ao perguntar-se se os cristãos deveriam “fazer-se ouvir”, inclusive dos poderes públicos, o prelado expressa que “o Papa Francisco, e também Bento XVI e João Paulo II, estão animando muito a que os cristãos se façam presentes na vida pública. Não necessariamente na política, mas si na vida pública. Que assumamos esse compromisso de transformar o mundo segundo nossas próprias convicções”.

Segundo Dom Fernández há “uma grande reserva de Fé, de religiosidade, de cristianismo e colaboração intraparoquial, e também um deficit dessa presença na vida pública, onde os cristãos não sei se lhes dá medo, mas não acabam de entrar na vida normal”. Entretanto este é um mundo necessitado de valores cristãos. “É uma das ideias do liberalismo, construir o mundo como se Deus não existisse. Um cristão leigo que é crente deve manifestar sua Fé, e isso não obriga a que os demais creiam. Quando há uma imensa maioria de cristãos e isto não se traduz em um reflexo social na vida pública, há uma disfunção”, expressou.

Acerca da educação, o prelado afirmou que “são os pais os que devem escolher, mas com uma concepção estatalista de educação [esse direito dos pais] choca frontalmente: não ensina ninguém mais que o Estado. A mim me parece bastante excludente”.

Sobre o que deve busca um cristão no programa eleitoral de um político, o Bispo de Córdoba respondeu que lhe parece muito urgente “a justiça social, o trabalho, me parece que se poderia fazer de outra maneira. Não sou político e não sei como há de fazer-se, mas sei que não vamos bem. Assim não podemos chegar a uma institucionalização da justiça, que traga consigo uma paz social, que haja trabalho para todos. Não sou ninguém para dizer qual será o programa político, simplesmente lhes digo aos cristãos que em seu povo, província ou região e em nossa Espanha, busquem o bem comum. Por isso lhes pedimos aos cristãos que sejam vela e luz no ambiente onde estiverem”.

Da forma como os meios assumiram suas posições, Dom Fernández expressa sua necessidade de “transmitir o Evangelho, que é para o que fui escolhido. O transmito pensando em muita gente simples que conheço. Não sou retórico, e menos ainda barroco, sou direto, claro, chão. As pessoas me entendem, e parece que estava bem que o Bispo fale, mas não que seja entendido.” (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas