Cegos também poderão “ver” o Santo Sudário de Turim
Turim – Itália (Quarta-feira, 11-03-2015, Gaudium Press) No próximo dia 19 de abril começará um evento extraordinário em Turim: a ostentação do Santo Sudário. Um acontecimento que não ocorria na cidade italiana desde o ano de 2010. A mostra, que irá até o dia 24 de junho, será um evento de graça para todos os fiéis e peregrinos que se aproximem para venerar e apreciar o tecido sagrado, inclusive para as pessoas que tenham alguma deficiência visual.
Uma representação fiel e tridimensional do Sudário foi desenvolvida de maneira codificada para que os cegos possam “ver” por meio do tato ao homem do Santo Sudário. A réplica, realizada em um suporte de alumínio, foi gerada com instrumentos automáticos e com detalhes informativos que coincidem exatamente com os que estão presentes na imagem bidimensional.
“A ideia de colocar à disposição dos cegos os sinais inquietantes do sofrimento ligados com o pessoal com o Santo Sudário de modo direto sem a intervenção da palavra humana?”, era a preocupação que se tinha a partir do Movimento Apostólico de Cegos de Turim uns anos atrás, segundo se relata na página web oficial da ostentação extraordinária deste ano de 2015.
Mas por ocasião da mostra extraordinária do Sudário que ocorreu em 2000, a Associação Piemontesa de Retinopatía e Deficiências Visuais entrou em contato com a Comissão Diocesana e propôs a realização, em tamanho natural, de toda a figura sindônica.
Para isso toda uma equipe de especialistas elaborou um modelo matemático que pudesse conter a variedade de informação que possui a tela santa, e assim transformá-la em uma imagem que ao tato fizesse possível sua percepção visual.
Foram utilizados filtros predispostos que ajudaram a eliminar ou reduzir o ruído da imagem e separar a trama das impressões corpóreas tendo em conta os efeitos das manchas de sangue e aquelas ocasionadas pelos líquidos.
O Santo Sudário em terceira dimensão foi uma das novidades mais noticiadas durante a exposição de 2000. Para a ocasião mais de 500 pessoas com deficiência visual puderam aproximar-se aos mistérios do Sudário graças à réplica que esteve situada na rota até a Catedral de Turim, onde é venerado o Santo Sudário.
Neste ano de 2015, o Sudário tridimensional também estará disponível para os cegos, respondendo assim a prioridade que esta ostentação dará aos enfermos e pessoas com deficiência.
A réplica também estará presente ao longo de todo o ano em Turim no Museu dedicado ao Santo Sudário. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário