Mais de 2.900 ingleses se tornarão católicos nesta Páscoa
Redação (Terça-feira, 10-03-2015, Gaudium Press) Por volta de 2.973 pessoas entraram durante esta Páscoa à comunidade católica. A cifra foi dada a conhecer recentemente pela Rede de Ritos de Iniciação Cristã para Adultos da Inglaterra e Gales que assegurou que dito número representa as pessoas que nesta Quaresma se encontram participando dos rituais de apresentação e acolhida na comunidade católica, conhecidos como os “ritos de eleição”.
De acordo com os dados oferecidos pela rede, ao iniciar a Páscoa se batizarão 1.108 adultos e outros 1.556 cristãos que entrarão em plena comunhão com a Igreja e haviam sido batizados em comunidades protestantes. Os dados também falam que serão batizados 43 crianças e outras 15 ingressarão à Igreja Católica, depois de pertencer à protestante.
Entretanto, as Dioceses nas quais um maior número de adultos serão batizados serão as de Westminister com 243, Southwark com 231 e Brentwood com 117. Estas mesmas Dioceses também acolherão o maior número de fiéis -330, 204, y 131, respectivamente- que estarão em comunhão plena com a Igreja Católica.
Ainda que a cifra seja significativa, reflete uma diminuição no número de batizados e fiéis que se farão católicos em relação com os anos anteriores, já que em 2014 foram 3.286 as pessoas que ingressaram à Igreja Católica; cifra que vinha com um leve descenso se for levado em conta o ano de 2011, onde foram 3.931 os novos católicos. Apesar disso, os dados não são definitivos, posto que durante o ano, especialmente no Natal, também existem muitos fiéis que se convertem e ingressam à Igreja Católica. Os dados não tem em conta o número de católicos que ingressaram através do ordinariato anglocatólico.
A Rede de Ritos de Iniciação Cristã para Adultos da Inglaterra e Gales está constituída por pessoas que lideram processos para a Iniciação Cristã de Adultos nas Dioceses. Ela oferece apoio aos que trabalham neste processo promovendo a autêntica compreensão dos ensinamentos da Igreja Católica.
Uma campanha para que os católicos distanciados “regressem à casa”
Enquanto isto ocorre na Inglaterra, nos Estados Unidos preparam uma campanha publicitária para que aqueles católicos que se distanciaram da Igreja, “regressem à casa”. Trata-se da iniciativa ‘Catholics Come Home’, que tem por objetivo ajudar milhares de ex-católicos retornar à Igreja e receber os sacramentos.
Para esta Quaresma a campanha fará uso de uma propaganda televisiva intitulada “O filme da tua vida”, oferecendo uma mensagem de reflexão e perdão, e convidando aos que se foram da Igreja a retornar, mostrando a riqueza e beleza do Sacramento da reconciliação.
Em edições anteriores, a campanha deu bons resultados, com milhares de pedidos de pessoas que pedem informação para voltar à Igreja Católica. Está previsto que a mensagem para esta Quaresma chegue a 70 milhões de pessoas.
‘Catholics Come Home’ é uma organização sem ânimo de lucro que nasceu por inspiração de São João Paulo II, que chamou à nova evangelização. A instituição faz uso de comerciais de televisão e páginas web interativas para inspirar, ensinar e evangelizar aos católicos inativos, convidando-os a viver de uma maneira mais profunda a Fé em Jesus Cristo. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário