Seminário Diocesano São José, no Ceará, celebra com fiéis os seus 140 anos de criação
Crato – Ceará (Terça-feira, 10-03-2015, Gaudium Press) Em Crato, no Ceará, o Seminário Diocesano São José comemorou no domingo, 7 de março, os seus 140 anos de criação. Neste dia, houve uma programação que teve como atividades o encontro dos ex-alunos do seminário, bem como o lançamento do livro “O casarão de 1875 no encontro de 2014”, do Professor João Teófilo Pierre, e a Celebração Eucarística presidida pelo bispo Dom Fernando Panico, e concelebrada pelo bispo de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes.
Cerimônia pelos 140 anos de criação do Seminário Diocesano São José, em Crato, no Ceará | Foto: Diocese de Crato |
O reitor do Seminário, Padre Edson Batim, afirmou que “o seminário como instituição educacional e religiosa formou intelectualmente, mas também na Fé, os fiéis desta região e de estados vizinhos. Sinto-me honrado em poder estar vivendo este momento junto a todos que contribuem com este celeiro de vocações”.
Logo depois, em sua homilia, Dom Panico ressaltou o compromisso de todos os fiéis que contribuíram e ainda auxiliam com a caminhada centenária, além da necessidade de nos deixarmos conduzir por Cristo, o bom Pastor.
“A igreja se faz contemporânea de todos os modos e de todos os tempos. Os 140 anos é uma graça a ser olhada com enfoque do passado, mas uma graça para apreciarmos a importância do seminário no hoje, com olhar no futuro. Quantos momentos difíceis nestes anos já foram superados. Que possamos fazer com que a alegria do evangelho seja vivenciada nesta casa de oração”, disse.
Estatuto e nova diretoria
Neste ano, foram eleitos o estatuto e a nova diretoria da Associação dos Ex-Alunos do Seminário, que agora terá como presidente o Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo.
De acordo com o religioso, o planejamento para o encontro de 2017 já foi iniciando, tendo ainda como como incentivo os 200 anos do nascimento do fundador do seminário, Dom Luís Antônio dos Santos.
História
Nos anos de 1877, 1914 e na década de 1970, o Seminário São José tinha sido fechado em vista de problemas relacionados a saúde pública, falta de alunos e escassez de recursos.
Contudo, a situação atual possibilita aos interessados cursos de filosofia e teologia, acolhendo não apenas seminaristas da diocese de Crato, mas também de outras dioceses como Cajazeiras, Iguatu e Petrolina.
O Papa Francisco enviou sua bênção apostólica ao Padre Edson Batim e a todos os seminaristas, lida no final da celebração pelo Padre José Vicente Pinto. (LMI)
Deixe seu comentário