“É hora de nos apropriarmos das redes sociais para evangelizar”, diz grupo jovem da Bolívia
La Paz – Bolívia (Terça-feira, 10-03-2015, Gaudium Press) Um grupo de jovens bolivianos compõem a Rede de Informação Católica Juvenil “Parusia”, para difundir a Palavra e evangelizar através das redes sociais. Paola Nina, que é catequista e atualmente coordena aos jovens que constituem a rede, foi entrevistada pela Igreja Viva -meio de comunicação da Igreja Boliviana- e falou sobre a iniciativa.
A ideia surgiu há dois anos de um grupo de jovens e seu objetivo é “difundir a Palavra e evangelizar através das redes sociais”. “Parusia significa ‘na presença’ e recorda a vinda de Cristo”.
Neste sentido -continua-, “nos dedicamos a constituir uma rede de informação de jovens voluntários católicos -todos comprometidos-, onde se informa sobre as atividades que tem em suas paróquias, ou em suas comunidades como catequistas, ou como agentes pastorais”.
Entre as redes sociais nas quais tem presença, Facebook é a mais forte e mais difundida entre a rede, mas a ideia “é estar na maioria das redes sociais (…) para contagiar este espírito da evangelização nos meios digitais”, assegura Nina.
De acordo com a coordenadora da rede um dos objetivos é ampliar sua ação com outros usuários das novas tecnologias: “Somos uma equipe de seis agora, no entanto o convite está aberto para todos os jovens que queiram aderir-se para ser ‘corresponsáveis’ de informação em seus departamentos e comunidades”. Diz ainda, que “temos muitos amigos que nos mandam informação, que não fazem parte da equipe como tal, mas constituem igualmente a rede”.
Finalmente, Nina reflete: “Estamos em uma época onde a informação voa, e isto é uma vantagem se a utilizarmos para a evangelização. Existem muitas pessoas que pensam que a tecnologia e o uso de redes sociais não tem sua vantagem, mas como jovens católicos vimos que é uma grande oportunidade para que muitas pessoas que quem sabe agora não conheçam a Deus, ou o conhecem somente de passagem, pois se apaixonem por Ele, e trabalhemos para que mais jovens, mais anciãos, mais crianças o conheçam”.
“É hora de que nos apropriemos das redes sociais para anunciar o Evangelho. Agora é quando (…) onde todo o mundo tem um dispositivo para estar nas redes sociais (…) Que melhor maneira de dizer que Deus está aqui através das redes sociais”, acrescenta a jovem. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário