Presidente do Episcopado Argentino diz que o religioso existe quando se encarna em um homem
Santa Fé – Argentina (Terça-feira, 10-03-2015, Gaudium Press) “Jesus Cristo e a Fé dos fiéis, é a razão do templo cristão. O religioso não existe como uma ideia mas enquanto se encarna em um homem concreto”, expressou Dom José Maria Arancedo, Arcebispo de Santa Fé de Vera Cruz e Presidente da Conferência Episcopal Argentina. “O templo nos apresenta, assim, como casa de oração, expressão comunitária da Fé e lugar da celebração dos mistérios da Páscoa, quer dizer, dos sacramentos. Esta verdade do templo como expressão da Fé do homem faz a sua liberdade religiosa. Não se trata de um edifício mas de uma realidade viva, na qual se expressa e se vive a Fé. Quando a Fé desaparece o templo acaba se tornando um museu”, continuou.
Além disso, “o templo cristão tem em Jesus Cristo sua fonte, ele é a ‘pedra angular’, e nos fiéis reconhece as ‘pedras vivas’. Sua fonte é Jesus Cristo e sua realização no tempo é obra da Fé”, sublinhou.
O prelado assinalou também que “falar de Jesus Cristo e de nossa Fé como fundamento do templo, é motivo de gratidão e de louvor à Deus mas também de responsabilidade e compromisso. Quanto valorizo a delicadeza com a qual muitas comunidades, sobretudo humildes, cuidam de seu templo! O considero uma expressão exemplar da Fé. Quero destacar, ainda, o desejo de muitos fiéis com seus pastores por ter uma capela de adoração perpétua em suas igrejas. Nelas se vivem momentos de Fé, de liberdade e adoração. Não se trata de ir para cumprir um preceito, mas expressão de amor e gratuidade de meu tempo para dedicá-lo ao mais importante, Deus”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário