Dois centenários e uma cidade: celebram em Turim a Santa Teresa de Jesus e Dom Bosco
Turim – Itália (Segunda-feira, 09-03-2015, Gaudium Press) O ano de 2015 é de importantes celebrações para a Igreja Católica, entre elas os centenários de dois grandes Santos: Santa Teresa de Jesus, cujos 500 anos de nascimento serão no dia 28 de março; e São João Bosco, que nasceu no dia 16 de agosto há 200 anos. Unindo-se a estes dois acontecimentos, os Carmelitas Descalços de Turim -cidade epicentro do movimento salesiano fundado por Dom Bosco- realizaram no último sábado, 07 de março, um encontro de reflexão em torno da reformadora do Carmelo e do padroeiro da juventude.
“Contemplação e ação: dois Centenários” é o tema que os carmelitas em Turim escolheram para o evento que ocorreu na Igreja de Santa Teresa da cidade italiana, o qual foi guiado pelo Padre Antonio Maria Sicari, que é sacerdote da Ordem do Carmelo, ordenado em 1967, doutor em Teologia e é conhecido por seus livros “Ritratti di Santi”, que traduz “Retratos dos Santos”, editados por Jacabook.
Durante a festividade teresiana do próximo dia 28 de março, a Igreja de Santa Teresa em Turim acolherá uma jornada para comemorar os 500 anos da santa, mística e doutora da Igreja. Como epicentro da celebração, o Cardeal Tarcísio Bertone celebrará às 11h uma solene Eucaristia; mais tarde, às 15h30, ocorrerá uma “Leitura Recitada” de textos teresianos.
Além disso, Turim acolherá a partir do próximo dia 19 de abril, até o dia 24 de junho, a ostentação extraordinária do Santo Sudário, um evento que a Arquidiocese local quis realizar em 2015 em união também pelos festejos dos 200 anos de nascimento de Dom Bosco. Acontecimento que contará com a presença do Santo Padre Francisco no próximo dia 21 de junho.
Adicionalmente, a cidade italiana está se preparando para receber durante este ano peregrinos procedentes de todo o mundo que chegarão para seguir os passos de São João Bosco nos lugares onde nasceu e desenvolveu sua missão com os jovens.
Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila no dia 28 de março de 1515 e faleceu em Alba de Tormes no dia 04 de outubro de 1582. Com ela ocorreu a reforma da Ordem do Carmelo, não em vão leva o título de ‘mater spiritualium’ das e dos Carmelitas Descalços. Foi uma grande mística e recebeu no ano de 1970 o título de Doutora da Igreja Universal.
São João Bosco, por sua vez, nasceu em I Becchi, Itália, no dia 16 de agosto de 1815 e faleceu em Turim no dia 31 de janeiro de 1888. Seu maior legado foi seu grande amor pelos jovens com quem desenvolveu o chamado “Sistema Preventivo” para a formação dos meninos. É o fundador da Congregação Salesiana com presença em todo o mundo e foi um grande propagador da devoção a Maria Auxiliadora, padroeira da Família Salesiana. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário