Inaugurarão na Argentina templo dedicado a São Juan Diego
Buenos Aires – Argentina (Sexta-feira, 06-03-2015, Gaudium Press) Buenos Aires contará a partir de maio com uma igreja dedicada a São Juan Diego, o templo, que terá Nossa Senhora de Guadalupe como co-Padroeira, começou sua construção no ano de 2013 e seu nome foi designado anos atrás pelo Cardeal Jorge Bergoglio, então Arcebispo de Buenos Aires.
Por estes dias o pároco do templo, padre Federico Trapaglia, se encontra no México para fazer chegar ao Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do país latino-americano, um convite por parte do Cardeal Mario Aurelio Poli, Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, para que esteja presente na inauguração da nova igreja.
A paróquia, que pertence ao Vicariato Flore da Arquidiocese de Buenos Aires, se situa ao sul da cidade, muito próximo de um conjunto habitacional constituído por 5 mil moradias destinadas a classe trabalhadora e um setor muito pobre.
Seus inícios se relacionam com uma missão de bairro que começou em 1995 quando foi instalada uma tenda sobre uma estrutura temporal, e contígua ao setor habitacional, que ainda faz parte de um parque dedicado aos povos originais do continente, cuja padroeira é precisamente a Virgem de Guadalupe.
Em união com a paróquia, também se tornou realidade o projeto do Centro Missionário São Juan Diego, que iniciou no dia 09 de dezembro de 2002 -festividade de São Juan Diego-, e funciona como lugar de formação para os fiéis do setor.
O Padre Trapaglia, que foi designado como pároco pelo atual Pontífice quando era Arcebispo de Buenos Aires, esteve a cargo do projeto. Em entrevista com o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) contou que é guadalupano e conhecedor dos acontecimentos que ocorreram no Tepeyac em 1531 e disse que a Virgem de Guadalupe e São Juan Diego são um binômio inseparável, portanto a Padroeira da América terá uma importante presença no templo argentino.
Justamente em dezembro de 2013 a Paróquia de São Juan Diego receber como presente uma réplica digital da imagem da Guadalupana procedente do México, que foi enviada a Buenos Aires pelo movimento católico mexicano “União de Vontades”, que promove na América Latina a devoção à Virgem de Guadalupe.
No templo figura já uma placa assinada pelo Papa Francisco em 2014 e dirigida ao Padre Trapaglia, sacerdotes que o acompanham e comunidade paroquial: “Querido Padre Federico, Padre Eduardo e membros da comunidade paroquial, tenho no coração a alegria que me dá a notícia: no dia 1º de agosto começaram as obras do novo templo. Neste momento quero estar perto de vocês e dar graças a Deus, esse Deus tão bom que nos levou da tenda ao salãozinho, e agora ao templo; que caminhou junto a nós desde o primeiro momento do Padre Cacho Gallino. Que esta ação de graças seja alegria em todos, lhes peço por favor, que rezem por mim, que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide. Afetuosamente Francisco”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário