Gaudium news > Encontro Europeu de Jovens será em Ávila e em torno da figura de Santa Teresa de Jesus

Encontro Europeu de Jovens será em Ávila e em torno da figura de Santa Teresa de Jesus

Ávila – Espanha (Quinta-feira, 05-03-2015, Gaudium Press) “Em tempos difíceis, amigos fortes de Deus”, com este lema, inspirado em Santa Teresa de Jesus, Ávila se prepara para viver um importante acontecimento eclesial: o Encontro Europeu de Jovens que se celebrará na cidade espanhola entre os dias 05 a 09 de agosto e no marco das celebrações pelo 5º Centenário de nascimento da santa mística, doutora da Igreja e reformadora do Carmelo.

Encontro Europeu de Jovens será em Ávila e em torno da figura de Santa Teresa de Jesus 1.jpg

“O Encontro Europeu de Jovens é um acontecimento eclesial é, antes de tudo, um sinal de comunhão eclesial. Os jovens se reunirão em torno de Cristo, convocados por Santa Teresa de Jesus, para crescer, aprofundar e dar testemunho de sua Fé no Senhor e seu amor à Igreja. Um anúncio claro e direto que brota do coração entusiasta do jovem que se encontra com Jesus porque ‘está claro que não pode um dar o que não tem mas que é necessário tê-lo primeiro”, segundo expõem os organizadores a partir da página web oficial do encontro e citando as palavras da santa espanhola.

Vários são os propósitos do evento, como o é o de favorecer o encontro pessoal com Cristo e entre jovens de diversos países, culturas e movimentos; além disso, experimentar a vivência de ser Igreja Católica “como mistério e comunhão a partir da experiência de Santa Teresa de Jesus”, tomar consciência da missão que todo batizado tem de dar testemunho de Fé em Jesus Cristo e conhecer a atualidade da mensagem cristã a partir dos ensinamentos a santa e mística.

Além disso, se pretende “introduzir aos jovens na oração como encontro vital e amizade com o Senhor, que implica e faz crescer umas atitudes: o amor e a solidariedade, a liberdade diante das dependências, a simplicidade de viver a própria realidade diante do olhar acolhedor de Deus”, sublinham os organizadores.

A acolhida dos jovens participantes será às 19h30 do dia 05 de agosto com diferentes atos que terão lugar na esplanada do Lienzo Norte da muralha de Ávila, onde se apresentará uma performance em torno da vida de Santa Teresa de Jesus, ocorrerão os discursos inaugurais e uma oração comum, com a qual se dará a abertura oficial do evento.

Os dias seguintes transcorrerão em torno de vários itinerários de Fé inspirados na figura de Teresa de Ávila, que se realizarão por grupo de jovens e contarão com catequeses e peregrinações nos diversos lugares teresianos como são os Conventos da Santa, São José e da Encarnação; caminho que culminará com um tempo de adoração Eucarística.

Para animar aos jovens a participar desta iniciativa, recentemente a organização lançou a página web oficial do Encontro -a qual se acessa a partir de www.eej2015.com-, onde se encontra toda a informação referente ao evento eclesial. Ali se detalha o programa, se encontra a mensagem que dirigiu o Santo Padre Francisco a Dom Jesús García Burillo, Bispo de Ávila, por ocasião da abertura do Jubileu Teresiano no mês de outubro passado; assim como a mensagem que para a ocasião deu o Padre Saverio Cannistrà, Geral da Ordem do Carmelo.

Encontro Europeu de Jovens será em Ávila e em torno da figura de Santa Teresa de Jesus 2.jpg

Além disso, contêm um guia para a catequese preparatória ao encontro na qual se mostra a Santa Teresa de Jesus como uma proposta para os jovens, e se oferecem os guias teresianos de Ávila, Alba de Tormes, Medina del Campo e Segóvia; além de dados práticos com o plano de Ávila, telefones e endereços de interesse, entre outros temas de interesse. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas