Gaudium news > Dom Odilo Scherer: “a Fé purificada e autêntica se traduz na fidelidade e na obediência a Deus”

Dom Odilo Scherer: “a Fé purificada e autêntica se traduz na fidelidade e na obediência a Deus”

São Paulo (Quinta-feira, 05-03-2015, Gaudium Press) De acordo com o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, “a Fé religiosa é preciosa, simples e complexa, ao mesmo tempo”.

A Fé, segundo o purpurado, em seu mais recente artigo, “é um dom, que recebemos no Batismo e expressa a condição nova da nossa relação com Deus”, uma vez que “somos filhos amados de Deus, a quem podemos chamar de Pai e com quem podemos uma relação de confiante simplicidade, sabendo-nos amados, perdoados e envolvidos pela sua providência amorosa”.

Dom Odilo explicou que, de nossa parte, “esta mesma Fé teologal precisa ser acolhida, correspondida e desenvolvida. E aí começa a complexidade da Fé: nem sempre acolhemos bem esse dom precioso”, e muitas vezes, podemos até perde-la, “vivendo como se Deus não existisse, ou nada tivesse a ver conosco”.

Falando sobre a Fé confiante, o Arcebispo usou o exemplo de Abraão, que detinha uma Fé confiante e sem limites, sendo capaz de realizar os maiores sacrifícios para assim corresponder ao chamado de Deus.

Nisso, Dom Odilo lembrou: “a Fé purificada e autêntica se traduz na fidelidade e na obediência a Deus. De maneira equivocada, podemos achar que a fé consiste em impor nossas vontades e desejos a Deus, sem buscar a sintonia e a comunhão com Deus”.

Ainda conforme o Cardeal, uma das qualidades da Fé autêntica é a firme adesão a Deus, apesar dos sofrimentos, pois “a Fé é provada no sofrimento. E Deus não deixa sem recompensa a quem fica firme e confia nele, mesmo nas situações mais extremas da vida”.

“A Fé é purificada e cresce na medida em que ‘ouvimos Deus”‘ De nossa parte, a Fé é resposta a Deus, que se manifesta, de modo especial, na sua Palavra. Jesus é Palavra viva de Deus para nós. Escutar e acolher essa ‘palavra’ nos traz a certeza do amor e da fidelidade de Deus, como aconteceu com São Paulo.”

Concluindo seu artigo, Dom Odilo ressaltou que mesmo sendo muito “‘fracos na Fé’, pessoas ‘de pouca Fé’ (Mt 8,26)”, o período quaresmal vem nos convidar para purificarmos “o olhar da nossa Fé”, para que, desta forma, cresçamos nos alimentando nosso espírito da Palavra viva de Deus. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas