O Loreto de Praga e uma Custódia de diamantes
Praga – República Checa (Quarta-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) Praga, além de ser célebre pelo seu Santuário Carmelita dedicado ao Menino Jesus, também é conhecida por “O Loreto”, um dos lugares de peregrinação mais conhecidos na cidade checa, famoso porque ali se encontra uma réplica da Santa Casa de Loreto, lugar onde a tradição cristã indica que teve lugar o acontecimento da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria.
“O Loreto” -em checo “A Loreta”- está localizado diante da praça que leva seu mesmo nome. A edificação se caracteriza por um campanário -que identifica toda a construção e conta com 30 sinos feitos em Amsterdã-, conta com um claustro, várias capelas, a Igreja principal e, naturalmente, a réplica da Santa Casa.
Se diz que o culto à Casa de Loreto, que se popularizou na República Checa, chegou a histórica região da Boêmia após a derrota dos católicos sobre os protestantes, que com o desejo de atrair até o cristianismo aos checos se encarregaram de promover a tradição da Santa Casa construindo cinco dezenas de réplicas, sendo a mais conhecida a que se encontra em Praga.
“A Loreta” desta cidade foi construída no ano de 1626 graças ao apoio da então baronesa Katerina von Lobkowicz, que encarregou ao arquiteto italiano G. B. Orsi realizar uma réplica exata da casa de Maria, tal como a que se encontra em Loreto, Itália. Em princípio a casa foi decorada em seu exterior unicamente com pinturas, mas anos depois, foram acrescentados relevos com representações da vida de Nossa Senhora. A decoração de seu interior é rústica e com ladrilhos. Destaca-se uma bela escultura de madeira da Virgem de Loreto.
Com a passagem do tempo, se agregaram os demais espaços com os quais hoje conta todo o complexo mariano. Os Capuchinhos, cujo convento é vizinho do lugar, se converteram nos custódios de Loreto.
A custódia de Diamantes
A tesouraria de Loreto é um dos espaços mais visitados dentro de todo o lugar. Ali se encontra uma exibição permanente de objetos litúrgicos, além de outras decorações, que se caracterizam por sua grande beleza e requinte.
Entre todas as peças expostas a mais famosa é uma Custódia de Diamantes, elaborada em ouro com incrustações de mais de 6 mil diamantes, que é chamada “O Sol de Praga”. Este tesouro era parte da herança da condessa Ludmila Eva Frances Kolowart, e muito poucas vezes é utilizada para a Liturgia, a última vez que serviu para o culto foi em 1999 quando se comemorou o 4º centenário da chegada dos Capuchinhos à Boêmia.
Outra das peças valiosas é um altar doméstico feito em madeira e ébano, que se caracteriza por um grupo de figuras de prata que representam a Natividade de Jesus. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário