Encontros de formação da Pastoral da Criança em Guarapuava
Guarapuava – Paraná (Quarta-Feira, 04/03/2015, Gaudium Press) Desde ontem, dia 3 de março, a Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, sedia uma série de reuniões de formação da Pastoral da Criança. Hoje, dia 4, a atividade está acontecendo com o decanato de Pitanga. E amanhã, dia 5, o encontro ocorrerá no decanato de Laranjeiras do Sul.
Com o objetivo de refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2015, “Eu vim para servir”, na rotina das ações da pastoral durante este ano, os encontros incluíram em sua programação muitos debates. Além disso, será realizada também a definição de atividades no calendário do mês de março da Pastoral da Criança.
De acordo com a coordenadora diocesana da pastoral, Joceli de Fátima Ramos Zeni, as reuniões vão destacar a presença da igreja na sociedade, visando acompanhar as atividades da pastoral dentro da diocese, organizando atividades e inserindo nas temáticas e prioridades, como é caso da campanha da fraternidade.
Campanha da Fraternidade 2015
A Campanha da Fraternidade, neste ano, tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). O objetivo geral da CF 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.
Já os seus objetivos específicos são os seguintes: fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual; apresentar os valores do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja como elementos humanizastes; identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo religioso e intercultural; buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade e atuar à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária. (FB)
Deixe seu comentário