Escolhido novo gestor do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe)
Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) nomeou como seu novo gestor Frei Rinaldo Pereira, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu nesta segunda-feira, 2 de março, na sede do instituto, no Alto da Sé, em Olinda.
“Buscaremos estender essa experiência com outras instituições afim de que este museu seja também um lugar de diálogo, do pensar científico teológico e de formação. Anuncio já com grande alegria parcerias com o Museu de Arte Sacra de São Paulo e com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)”, disse Frei Rinaldo.
Atualmente, o Museu de Arte Sacra acolhe a memória da experiência da Fé em diversos contextos históricos. Segundo o novo gestor, “ele tem como missão primeira, assegurar às diversas gerações uma experiência de encontro com o sagrado, um confronto com a dimensão religiosa inerente a cada ser humano independente do seu credo”, uma vez que “o museu tem ainda a função pastoral e evangelizadora para além do valor estético de cada obra”.
“O acervo nele encontrado não foi constituído em função do museu, mas sim para expressar o culto, a catequese, a cultura e a caridade postos a serviço da missão da Igreja”, completou.
Por sua vez, a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto, ressaltou que o Maspe “é um espaço muito especial para nós. Ele tem um acervo muito bonito e relevante para a história do nosso Estado. A importância dele também se dá pelo papel que ele cumpre. É o único museu que trata da questão religiosa, da Fé do nosso povo, da religião católica tão forte na formação de Pernambuco. É um dos principais acervos que temos no país da arte sacra”.
Presente na cerimônia, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, declarou que logo disponibilizará as obras pertencentes à arquidiocese para a apreciação dos visitantes. Contudo, o prelado faz uma solicitação:
“Peço que olhem os órgãos de cultura do Estado e do município olhem com carinho para esse museu. Nós temos um desejo enorme de colocar à disposição todo um acervo riquíssimo que temos. Mas não podemos ser irresponsáveis de colocar num lugar sem garantia de segurança. As pessoas sabendo dessa nova fase do museu vão começar a visitar ainda mais”, disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário