Gaudium news > Os 50 anos das Missões Diocesanas Bascas no Zaire

Os 50 anos das Missões Diocesanas Bascas no Zaire

Bilbao – País Basco (Quarta-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) Há cinquenta anos, um grupo de missionários rumou para o Zaire, hoje República Democrática do Congo. Um início que teve dificuldades, mas cuja semente deu grandes frutos, os quais perduraram por cinco décadas.

Os 50 anos das Missões Diocesanas Bascas no Zaire.jpg

Em entrevista dada a conhecer pela Diocese espanhola de Bilbao, o Padre Luis M. Guerrikagoitia, um dos sacerdotes missionários do antigo Zaire, conta como começou a missão em Mufunga, Diocese de Lubumbashi, na Província de Katanga: “Os primeiros a ir para lá foram Luis Etxeberria e Florencio Llorente, que com a desculpa de reforçar a missão de Ruanda viajaram para aquele país em fevereiro de 1964. Em novembro já estavam no Zaire, e passaram os primeiros meses ajudando a um Padre Beneditino em uma Missão no interior da savana, à espera de um destino definitivo”.

Narra que a ele, junto com outro missionário, lhe foi enviado inicialmente a Ndola, Zambia e no dia 21 de fevereiro de 1965 chegaram Mufunga: “No domingo, 21 de fevereiro de 1965, ao cair da tarde, já na escuridão africana, pisávamos em terra de Mufunga. Nosso destino: aliviar os três Padres Beneditinos até então responsáveis da Missão de Mufunga, situada a 385 quilômetros ao Norte, a partir de Lubumbashi, em plena savana”.

Uma missão que não foi fácil em seu início sobretudo pelas difíceis condições do lugar: “Éramos sacerdotes, e íamos, evidentemente proclamar o Evangelho, a iniciar na Fé, batizar, casar (…) Mas logo constataríamos que viviam imersos em um mundo de insegurança, de medo, quando no terror, a partir da ameaça dos ‘maus espíritos’, do ‘poder de fazer mal'”.

“Pouco tempo depois -prossegue o Padre Guerrikagoitia-, ‘despertados’ já em alguma medida dos mesmos missionários beneditinos e, adicionalmente, testemunhas do sofrimento de muitas de nossas pessoas, constataríamos que a nossa condição de evangelizadores nos acrescenta o dever de romper com aquela ‘espécie de corrente que escravizavam'”.

Mas a República Democrática do Congo não é o único lugar das Missões Diocesanas Bascas. Elas, como expõem a Diocese de Bilbao, são a concretização do compromisso missionário das jurisdições eclesiais de Vitoria-Gasteiz, San Sebastián e, naturalmente, Bilbao, que se realizam desde 1948.

As missões das dioceses bascas nasceram com a saída até Los Ríos no Equador, que foi a primeira expedição composta por oito missionários da Diocese de Vitória. A partir de 1959 surgem sucessivas missões na Venezuela, Ruanda, Chile, Brasil e Zaire.

Desde o seu início, mais de 500 missionários serviram nestes lugares, alguns por um ano que é o serviço mínimo- e outros por mais de 40 anos. Seu objetivo principal foi o de colaborar com as Igrejas locais na evangelização. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas