Espanhóis peregrinarão de Valência a Turim para venerar o Santo Sudário
Valência – Espanha (Terça-feira, 03-03-2015, Gaudium Press) Por ocasião da exposição extraordinária do Santo Sudário de Turim, que se desenvolverá na cidade italiana a partir do próximo dia 19 de abril até o dia 24 de junho, o Centro Espanhol de Sindonologia (CES) organizou uma peregrinação que será iniciada em Valência -casa da relíquia do Santo Cálice-, até Turim para venerar o Santo Sudário.
De acordo com Jorge Manuel Rodríguez, presidente do CES, esta peregrinação é “uma ocasião excepcional para venerar a Síndone”, já que a próxima exposição extraordinária somente ocorrerá no ano de 2025. Neste ano de 2015 a exposição tem lugar em união com as celebrações do Bicentenário de nascimento de São João Bosco, fundador da Família Salesiana, cujo corpo se venera na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora de Turim.
O percurso, que será realizado de ônibus, ocorrerá entre os dias 1º a 4 de maio. Entre as atividades , está previsto que os peregrinos participem de uma celebração Eucarística na Catedral turinesa -que custodia o Santo Sudário-, a qual se celebrará a portas fechadas e diante do venerado tecido no qual se acredita que foi envolvido Jesus no sepulcro após sua crucifixão.
Os peregrinos, além de percorrer vários dos lugares históricos de relevância para os católicos que estão presentes em Turim, também visitarão uma abadia do século IX, o Palácio dos Papas de Avignon, o Castelo de Chambéry e Mônaco.
Esta não é a única peregrinação que se realizará a partir da Espanha até Turim. O CES também está organizando um percurso alternativo para a exposição do Santo Sudário dirigido especialmente aos jovens, já que a Igreja que peregrina em Turim, por ocasião dos 200 anos de Dom Bosco, quis dedicar este ano de 2015 para a juventude.
A viagem será realizada junto com uma paróquia de Alicante a partir do próximo dia 30 de abril. De acordo com os organizadores, será uma peregrinação “express”, já que será uma viagem rápida e com menos comodidades, posto que “requer dormir duas noites no ônibus e uma em um albergue em Turim”.
Centro Espanhol de Sindonologia
O Centro Espanhol de Sindonologia reúne pessoas de várias idades, crentes e não crentes, que lhes une o desejo de saber a verdade sobre várias relíquias relacionadas com Jesus Cristo, como o é o Santo Sudário de Turim, o Sudário de Oviedo e o Santo Cálice de Valência, entre outros. “Para nós as relíquias não são um fim em si mesmo, mas podem ser um meio de conhecimento sobre a figura histórica de Jesus, que é o que nos interessa realmente. Este ponto de vista nos permite uma absoluta liberdade de pensamento sobre estes objetos, pois se fossem falsos não nos ofereceriam nada e seriam elementos sem interesse”, referem a partir do CES.
O Centro iniciou os seus trabalhos somente em torno da investigação e divulgação dos estudos sobre o Santo Sudário de Turim, mas em pouco tempo ampliaram suas investigações em torno de outras relíquias atribuídas a Jesus, que ofereceram -como explicam a partir do CES- “dados fundamentais sobre a pessoa de Jesus Cristo”.
O CES tem sua sede principal em Valência, mas também conta com delegações em Madri, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Canarias e Múrcia. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário