Igreja na Colômbia promove nove dias de oração pela vida
Bogotá – Colômbia (Terça-feira, 03-03-2015, Gaudium Press) Dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira dos não nascidos, a Igreja na Colômbia iniciará uma Novena de oração pela vida. A iniciativa será a preparação da Campanha “Fecundar Vida”, que desde 2013 é promovida pelo Departamento de Promoção e Defesa da Vida da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) com o propósito de sensibilizar e oferecer formação sobre a realidade do aborto, e animar ações concretas a favor da vida.
Através dos nove dias de oração -a novidade deste ano de 2015 em torno da campanha-, se busca reparar os atos relacionados com o aborto, como o expôs Andrea Garzón Contreras, do Departamento de Promoção e Defesa da Vida da CEC: “A oração sempre será uma enorme ferramenta para a causa da defesa e promoção da vida nesta ocasião, a Novena pela Vida a oferecemos em reparação por todos os atos cometidos relacionados com o aborto”.
“Os católicos não podemos esquecer o aspecto espiritual deste problema. O aborto é um pecado grave que também afeta a Igreja, Corpo Místico de Cristo, os que por graça de Deus pertencemos a ela e somos conscientes deste terrível mal, devemos unir-nos em oração para reparar por este pecado grave que além de entristecer o Coração de Jesus e o Coração de Maria, se opõem ao plano que Deus tem, único e irrepetível para cada um dos seus filhos”, se sublinha também no texto da Novena da oração.
O convite é o de orar durante nove dias oferecendo a Santa Missa, o Santo Rosário e a Hora Santa em reparação pelo aborto. “Esperamos que nossas comunidades se encontrem em um ambiente propício para oferecer uma oração diária, com Eucaristia e a oração do Santo Rosário, e suas intenções especiais e os louvores à Maria”, é a convocatória do Departamento de Promoção e Defesa da Vida.
Chamado que se faz extensivo a todos os fiéis para que se unam em oração “pelos não nascidos, as mães e aqueles que cometeram atos relacionados com o aborto”, já que “a oração é nossa melhor ferramenta de amor com os demais”, acrescenta Garzón.
A Novena começará no próximo dia 16 de março. Ela servirá de preparação para o lançamento da Campanha “Fecundar Vida” deste ano de 2015, evento que será no próximo dia 25 de março, no marco da solenidade da Anunciação do Senhor na Catedral Primaz da Colômbia.
Um dos objetivos principais desta campanha é o de fortalecer os comitês paroquiais pró-vida, par que a partir do interior das comunidades de Fé se forme aos fiéis em defesa da vida humana, se impulsionem jornadas paroquiais a favor da vida e se gerem projetos para prevenir o aborto e acompanhem as mulheres em risco de abortar ou que abortaram.
Estas jornadas pró-vida se desenvolvem em torno de alguma solenidade mariana, como a festividade da Assunção da Santíssima Virgem no dia 15 de agosto; no dia 07 de outubro na festa de Nossa Senhora do Rosário ou no dia 08 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição; além do dia 25 de março.
A iniciativa também anima a coleta de insumos de maternidade que são logo entregues às mães gestantes durante as jornadas pela vida. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário