Gaudium news > Abertas as inscrições para a Escola de Teologia para Leigos em Maringá

Abertas as inscrições para a Escola de Teologia para Leigos em Maringá

Maringá – Paraná (Terça-Feira, 03/03/2015, Gaudium Press) Nesta semana estão sendo retomadas as atividades da Escola de Teologia para Cristãos Leigos nas paróquias da Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná. Também chamado de curso de formação bíblico-teológica, o projeto foi implantado no ano de 2014 e tem dado bons grutos para a Igreja da região.

De acordo com o assessor da escola, Padre Sidney Fabril, a atividade tem proporcionado um maior conhecimento da fé em Cristo e da Igreja e também do mundo atual que devemos evangelizar. Para ele, oferecer formação em cada paróquia proporciona acesso a um número muito maior de pessoas.

A presença mínima exigida nas aulas é de 75%. O aluno receberá um certificado final do Curso de Teologia para Leigos. Os frequentadores do curso devem ter o material para acompanhar as aulas, que pode ser adquirido na paróquia. Esse é um material básico de apoio, a fim de dar unidade tanto ao conteúdo dos módulos quanto unidade entre as paróquias, que estarão vendo o mesmo conteúdo em cada módulo.

A realização deste projeto foi motivada pelo Documento de Aparecida, n. 306, que diz assim: “Se queremos que as paróquias sejam centros de irradiação missionária em seus próprios territórios, elas devem ser também lugares de formação permanente. Isso exige que se organizem nelas várias instâncias formativas que assegurem o acompanhamento e o amadurecimento de todos os agentes pastorais e os leigos inseridos no mundo”.

Segundo o 23º Plano de Ação Evangelizadora 2013-2016 da Arquidiocese de Maringá, para que os leigos cumpram sua missão com responsabilidade pessoal eles necessitam de uma sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para testemunharem Cristo e dos valores do Reino de Deus.

A Escola de Formação Bíblico-Teológica foi criada porque não é possível enfrentar os desafios da evangelização sem formação, além do que em todas as assembleias e avaliações realizadas na arquidiocese paranaense apareceu a formação como uma necessidade urgente. Outro fator determinante para a realização da proposta foi o fato de que nas paróquias a participação será muito maior devido a proximidade e fácil acesso das pessoas.

Mais uma justificativa da arquidiocese para a existência dessa escola foi a ideia de concentrar a formação teológica básica dos leigos numa só escola paroquial fará com que se aproveitem melhor os recursos, pois as pastorais e movimentos só poderão dar formações sobre sua área específica, uma vez que a formação básica é dada agora na paróquia. Além disso, o curso favorece a gradualidade, já que é feito por módulos, e proporciona uma formação local permanente dos leigos. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas