Gaudium news > Cruz Alta prepara ordenação episcopal de seu novo bispo

Cruz Alta prepara ordenação episcopal de seu novo bispo

Cruz Alta – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 27/02/2015, Gaudium Press) A Diocese de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul, está se preparando para a ordenação episcopal do seu novo Bispo, o Padre Adelar Baruffi, que ocorrerá no dia 7 de março, às 9h30, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, na cidade de Bento Gonçalves. O sacerdote foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 17 de dezembro do ano passado.

Os organizadores da cerimônia estimam que se desloquem até Bento Gonçalves para a ordenação episcopal três ônibus da região de Cruz Alta, um da região de Ijuí e um da região de Espumoso. Uma semana depois, no dia 15 de março, na Catedral Divino Espírito Santo, em Cruz Alta, está marcada a posse do novo bispo, seguida de um almoço festivo, na Casa de Etnia Alemã, no Parque de Exposições do município.

Com relação à nomeação, Padre Baruffi salientou que uma ordenação episcopal é sempre um acontecimento que tem várias facetas: em primeiro lugar, diz respeito a ele como pessoa, como cristão, como padre; em segundo lugar, é um evento da Igreja, especialmente da Igreja que está em Caxias do Sul e em Cruz Alta. “É a mim que Deus chama e a Igreja confia esta missão. Não por méritos, mas por eleição divina”, declarou ele em um retiro realizado neste mês em São Leopoldo.

Padre Adelar Baruffi

O sacerdote nasceu no dia 19 de outubro de 1969, em Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul. Aos 15 anos de idade entrou no seminário. É formado em Filosofia e Teologia pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do RS) e mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma. Foi ordenado padre no dia 22 de janeiro de 1995.

Ele atuou na formação sacerdotal por 15 anos, além de ter trabalhado no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu por oito anos. Também, foi reitor do Curso Propedêutico e auxiliar no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, por três anos, e no Seminário Maior São José, em Caxias, durante quatro anos.

Antes da nomeação, Padre Baruffi exercia a função de Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Agora, até o dia de sua ordenação, o sacerdote está morando no bispado de Caxias do Sul, com Dom Alessandro Ruffinoni. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas