100 mil jovens italianos participarão da JMJ Cracóvia 2016
Roma – Itália (Quinta-feira, 26-02-2015, Gaudium Press) A Igreja na Itália, a partir do Serviço Nacional para a Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal, iniciou a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Cracóvia, Polônia, em 2016. Segundo assegurou o Padre Michele Falabretti, responsável do Serviço para a Pastoral, ao dar a conhecer o caminho que iniciarão as Dioceses do país rumo à JMJ, por volta de 100 mil jovens italianos se uniriam ao evento mundial, e junto a eles iriam também 100 Bispos.
De acordo com o sacerdote, este caminho de preparação se caracterizará por numerosos eventos em cada uma das Dioceses, que terão como ponto de partida a tradicional peregrinação da Cruz de São Damião que percorrerá as Dioceses italianas junto com o ícone de Nossa Senhora de Loreto. A Cruz e o ícone começarão seu caminho no próximo dia 29 de março durante o Domingo de Ramos, quando se celebra a nível diocesano a Jornada da Juventude, evento que a cada ano tem seu epicentro na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Após isso sucederão uma série de encontros, como o que ocorrerá entre abril e maio, quando se apresentará o itinerário de Fé e peregrinação dos jovens italianos que se encontrarão em Cracóvia, e a viagem à Polônia que realizará a Consulta Nacional da Pastoral Juvenil para concluir os últimos detalhes da delegação italiana. Mas a reta final em preparação ao encontro mundial será iniciada oficialmente em cada uma das Dioceses italianas durante a festa de São Francisco de Assis no próximo dia 04 de outubro.
O Padre Falabretti também deu a conhecer alguns detalhes da presença italiana na Polônia. Como ocorreu em outros encontros mundiais, se contará com a Casa Itália que será “uma estrutura de dois pisos, com uma igreja interna e um pátio, que estará localizado em pleno centro de Cracóvia, portanto muito próximo aos lugares da JMJ”. Esta Casa, como citou a agência SIR, busca ser “um lugar não somente de serviço, mas também de encontros para todos os jovens italianos”.
Além disso, como prosseguiu o sacerdote, durante a JMJ está prevista a “Festa dos italianos”, que se celebrará no dia 27 de julho de 2016. “Todos os italianos viajarão à Czestochowa. Depois do almoço será a partida a pé a partir da catedral até o Santuário, uns cinco quilômetros, que estará reservado para os italianos. Após a Missa, que se celebrará fora, os jovens assistirão a um concerto antes de regressar aos seus lugares de acolhida”.
Como parte deste caminho de preparação, o Serviço Nacional de Pastoral Juvenil também disporá de subsídios de reflexão que começarão a ser distribuídos a todas as dioceses italianas a partir de abril e de maio. Segundo explica o Serviço Nacional, “trata-se de um caminho que começará com a preparação comum na celebração do Domingo de Ramos, seguirá com a peregrinação da Cruz nas Dioceses italianas e concluirá com a reflexão comum sobre os temas relacionados com a JMJ e a terra polonesa como anfitriã”.
A Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia ocorrerá entre os dias 25 de julho a 1º de agosto de 2016. Será inaugurada na tarde do dia 26 de julho com uma massiva celebração Eucarística que será presidida pelo Bispo local. Como eventos importantes, estará a cerimônia de acolhida ao Santo Padre, a Via Sacra, a Vigília de Oração e a Missa final de envio, últimos que serão presididos pelo Papa. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário