Cidade e Diocese de Campo Mourão festejam São José
Campo Mourão – Paraná (Quarta-Feira, 25/02/2015, Gaudium Press) A cidade e Diocese de Campo Mourão, no Estado do Paraná, estão se preparando para celebrar a festa de seu padroeiro São José, que é comemorado no dia 19 de março. A Catedral São José organizou uma novena em preparação à festividade.
A programação da novena terá início no dia 10 de março, com o tema “Comunidade paroquial: nova organização e delegação de responsabilidades”. Os convidados para o encontro serão o Padre Paulo Roberto de Lima e o Decanato de Goioerê. Já no segundo dia da novena, dia 11 de março, a temática será “Comunidade paroquial: lugar de acolhida e da reconciliação”. Padre José Carlos Kraus Ferreira e o Decanato de Engenheiro Beltrão serão os convidados especiais.
No dia 12 de março, os convidados do terceiro dia de encontro da novena serão o Padre Gianny José Gracioso Bento e o Decanato de Juranda. O tema a ser refletido será “Comunidade paroquial: casa da iniciação à vida cristã”. No dia seguinte, 13 de março, o assunto a ser meditado será “Comunidade paroquial: casa da palavra e da celebração”. Os convidados serão o Padre Gerson de Araujo Costa e o Seminário de Teologia Dom Virgilio de Pauli – Cambé.
Dando seguimento aos encontros preparatórios, no dia 14 de março, quinto encontro da novena, a atividade contará com a presença de Padre Roberto Carlos Reis e do Seminário de Filosofia Nossa Senhora de Guadalupe – Maringá. O tema a ser abordado será “Comunidade paroquial: lugar de aconchego e espaço de vida”. No domingo, dia 15 de março, os participantes da novena poderão analisar o tema “Comunidade paroquial: casa dos discípulos missionários”. O convidado especial será o Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
No dia 16 de março, estarão presentes no encontro o Padre Wagner Amaro Branco e o Seminário Propedêutico São José – Campo Mourão. O assunto a ser meditado será “Comunidade paroquial: lugar da convivência fraternal e da superação das divisões”. No oitavo encontro da novena, em 17 de março, a temática será “Comunidade paroquial: espaço da conversão e da formação cristã”. Os convidados especiais serão o Padre Sidinei Teixeira Gomes e o Decanato de Iretama.
Por fim, no dia 18, estarão participando da novena o Padre Alfredo Rafael Belinato Barreto e o Decanato de Campo Mourão. O tema será “Comunidade paroquial: lugar do cuidado vocacional e do exercício missionário”.
No dia da festa em louvor a São José, 19 de março, a meditação dará um destaque para o tema “São José e a vida em comunidade”. Às 9h, haverá uma missa solene, presidida por Dom Francisco Javier Delvale Paredes e concelebrada pelos padres da Diocese. Depois da celebração, será realizada uma procissão com a imagem do padroeiro. No turno da noite, a partir das 19h, ocorrerá uma Missa em ação de graças, com a participação das religiosas da cidade.
Patrono São José
A devoção a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou “O Patrono da Igreja Universal” e, a partir de então, passou a ser festejado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para “São José Operário, o trabalhador”.
São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela.
Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento. José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes. José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Depois de lá, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galileia.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos. (FB)
Deixe seu comentário