"Vamos dialogar e colaborar com a Sociedade", diz o Bispo de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio – Paraná (Segunda-Feira, 23/02/2015, Gaudium Press) Dom Manoel João Francisco, Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná, escreveu um artigo em que ressalta que há 51 anos, os católicos do Brasil, durante a Quaresma, refletem e tentam vivenciar as questões propostas pela Campanha da Fraternidade que, neste ano, tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc10,45).
Segundo o Prelado, a Igreja pretende recordar aos católicos e às pessoas de boa vontade a importância do diálogo e da colaboração entre a Igreja e a Sociedade, tendo em vista o anúncio e a edificação do Reino de Deus. Ele ainda afirma que se percebe que a intenção última deste objetivo é o anúncio e a edificação do Reino de Deus.
Dom Francisco salienta que na tradição bíblica e particularmente na pregação de Jesus, Reino é a concretização do Plano de Deus que consiste num mundo onde o lobo e cordeiro comerão juntos (Is 11,6; 65,25), as guerras serão abolidas, das espadas se farão foices (Is 2,4), não haverá intranquilidade social, homens e mulheres habitarão as casas construídas por suas mãos e comerão do fruto do seu trabalho (Is 65,22), conhecerão a Deus e terão a sua lei no coração (Jr 31,33-34).
Segundo o Bispo, reino, nesta percepção, é iniciativa de Deus, mas conta com a participação humana. Ele acredita que deve começar aqui, nesta vida, mas só terá sua plenitude após a morte. “Diante do Reino, não se concebe passividade ou indecisão. É preciso tomar partido e agir. Quem não está a favor de Jesus está contra”, recorda.
Por fim, o Prelado enfatizou que nesta visão, Reino, religião e política se distinguem, mas não se opõem nem se separam. Para ele, a política é uma forma, não só possível, mas necessária, de praticar a religião e concretizar o Reino e, neste sentido, diante da situação sócio-política por que passa o nosso país, percebe-se a oportunidade e a necessidade do tema da Campanha da fraternidade deste ano.
“Vamos, portanto, dialogar e colaborar com a Sociedade, assumindo projetos bem concretos, tendo sempre em vista a concretização do Reino de Deus”, conclui. (FB)
Deixe seu comentário