Gaudium news > A Quaresma é “um novo acontecimento do Senhor que passa por nossas vidas”, segundo Dom Orani Tempesta

A Quaresma é “um novo acontecimento do Senhor que passa por nossas vidas”, segundo Dom Orani Tempesta

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 20-02-2015, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, celebrou na Catedral de São Sebastião, no centro, a missa de abertura do período da Quaresma, além do lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2015, nesta Quarta-Feira de Cinzas, 18 de fevereiro.Dom Orani Tempesta.jpg

O Cardeal havia convidado os fiéis a viverem os próximos 40 dias de forma verdadeiramente santa, refletindo suas atuações em meio aos contextos pessoais, familiares e na vida da Igreja.

Depois, o purpurado advertiu: “a Quaresma não dever ser entendida como um momento meramente repetitivo, que aborda temas diferenciados, e sim, um novo acontecimento do Senhor que passa por nossas vidas, chamando-nos a retornar a nossa vida batismal”.

Ao relembrar a mensagem do Papa Francisco, em vista deste período, disse que é “o momento de poder chorar nossos pecados, reconhecendo a necessidade de tempos novos, pessoalmente e comunitariamente”.

Sobre os atos concretos da Quaresma, entre eles, o jejum, a esmola e a partilha, Dom Orani destacou que essas são ações precisam se tornar “atitudes que partem de um coração que tem essas necessidades e busca pelo Senhor”.

A Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, também foi ressaltada pelo Arcebispo. Para ele, a questão levantada pela iniciativa da Igreja no Brasil nos remete a pensar nos desafios que temos atualmente e que devemos nos fazer presentes em uma sociedade “carente, violenta e complexa”.

“Sejamos sinais de uma Igreja que ajuda, que tem algo a dizer, que anuncia uma vida nova a todas as pessoas”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas