Álbum Catequético-Litúrgico da Arquidiocese de Curitiba
Curitiba – Paraná (Quinta-Feira, 19/02/2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, conta com o Álbum Catequético-Litúrgico 2014-2015 – Ano B, criado para crianças e adolescentes de 9 a 13 anos, com a finalidade de promover a interação entre a família, a catequese e a liturgia. O material fará com que pais ou responsáveis possam estar com seus filhos refletindo, meditando e partilhando o Evangelho, além de criar um rito familiar semanal.
Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Curitiba, o álbum possui páginas com o domingo, Dia do Senhor, e o Evangelho respectivo do Ano B, além de um breve comentário sobre o Evangelho, que orienta para a interação fé e vida. Também constam no material desafios, cruzadinhas, exercícios de adivinhação, que estimulam a compreensão.
Outros elementos presentes na obra são: páginas de festas ou solenidades litúrgicas que não caem no domingo, mas são importantes celebrações do calendário litúrgico; páginas com as principais orações cristãs; um anexo de figurinhas adesivadas, a serem coladas a cada reflexão do Evangelho; Ciclo do Natal e Ciclo Pascal sendo composto a cada domingo vivenciado, colando a figurinha respectiva; calendário litúrgico de mesa a ser montado pelo catequizando, no qual serão colados os pezinhos adesivados, a cada participação na Santa Missa.
A assessoria destaca algumas formas de como utilizar o álbum: reunir a família, antes de cada domingo, para ler e refletir sobre o Evangelho indicado; iniciar a reunião com todos em pé, fazer o sinal da cruz e rezar a oração ao Espírito Santo; fazer uma partilha com a ajuda dos comentários que estão no Álbum Catequético-Litúrgico e com as experiências pessoais de fé e realizar as tarefas propostas pelo álbum.
Por fim, é fundamental ressaltar que usar o material cria um rito familiar semanal em torno do Evangelho e destacar a importância do papel do catequista, como grande motivador e estimulador para o catequizando e sua família realizarem as atividades do álbum e se manterem assíduos participantes da Santa Missa dominical. (FB com informações da assessoria de comunicação da Arquidiocese de Curitiba)
Deixe seu comentário