Gaudium news > Encontro em Turim abordará o primeiro anúncio da Fé na família, na liturgia e na catequese

Encontro em Turim abordará o primeiro anúncio da Fé na família, na liturgia e na catequese

Turim – Itália (Quinta-feira, 19-02-2015, Gaudium Press) Com o objetivo de refletir sobre como nasce, cresce e se desenvolve o primeiro anúncio, a Diocese de Turim na Itália, realizará no próximo sábado, 21 de fevereiro, o encontro intitulado “A Igreja em saída. O primeiro anúncio da Fé em família, na liturgia e na catequese”. O evento, a cargo das oficinas diocesanas de Catequese, Liturgia e Família, em união com o serviço para o Catecumenato, terá lugar no Centro de Congressos do “Santo Volto” a partir das 09h até as 16h30.

Encontro em Turim abordará o primeiro anúncio da Fé na família, na liturgia e na catequese.jpg

A jornada de estudo será aberta pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Turim, Dom Valter Danna, que irá em representação do Arcebispo local, Dom Cesare Nosiglia. Posteriormente terá lugar uma meditação bíblica do Padre Andrea Fontana, do Serviço diocesano para o Catecumenato.

Após a meditação se aprofundará no tema “O dom do primeiro anúncio”, e posteriormente no estudo de “O primeiro anúncio da Fé”, tema que estará a cargo do irmão Enzo Biemmi, da Congregação dos Irmãos da Sagrada Família e especialista em Pastoral Catequética, que através de sua intervenção dará espaço para o diálogo com a assembleia.

A tarde do encontro se desenvolverá entorno da prática pastoral do primeiro anúncio, tendo em conta as diversas pastorais com presença na comunidade paroquial: pastoral batismal, catequese de crianças e jovens, preparação ao matrimônio, celebração Eucarística, catecúmenos e pastoral do luto.

“Não encontramos a Fé no abstrato, é sempre uma pessoa que nos transmite a Fé”

Foi durante a Vigília de Pentecostes com os movimentos eclesiais que presidiu o Santo Padre Francisco em maior de 2013 quando o Papa abordou o tema do primeiro anúncio da Fé, recordando que ela não chega por si, mas que sempre é transmitida através de uma pessoa, especialmente no contexto da família.

“Teve a graça de crescer em uma família na qual a Fé se vivia de modo simples e concreto; mas foi sobretudo minha avó, a mãe de meu pai, quem marcou meu caminho de Fé. Era uma mulher que nos explicava, nos falava de Jesus, nos ensinava o Catecismo. Recordo sempre que a Sexta-feira Santa nos levava, pela tarde, a procissão das velas, e ao final desta procissão chegava o ‘Cristo jazente’, e a avó nos fazia -a nós meninos- ajoelhamos e nos dizia: ‘olhai, está morto, mas amanhã ressuscita’. Recebi o primeiro anúncio cristão precisamente desta mulher, de minha avó! Isto é belíssimo! O primeiro anúncio em casa, com a família!”, expressou o Pontífice ao responder uma das perguntas dos fiéis.

Logo o Papa continuou: “isto me faz pensar no amor de tantas mães e de tantas avós na transmissão da Fé. São aqueles que transmitem a Fé. Isto sucedia também nos primeiros tempo, porque São Paulo dizia a Timóteo: ‘Evocou a recordação da Fé de tua avó e de tua mãe’ (cf. 2 Tm 1,5). Todas as mães que estão aqui, todas as avós, pensai nisto! Transmitir a Fé”.

“Deus nos põem ao lado de pessoas que ajudam nosso caminho de Fé. Nós não encontramos a Fé no abstrato, não! É sempre uma pessoa que prega, que nos diz quem é Jesus, que nos transmite a Fé, nos dá o primeiro anúncio. E assim foi a primeira experiência de Fé que tive”, finalizou. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas