Gaudium news > Diocese de Montenegro terá Escola do Perdão e da Reconciliação

Diocese de Montenegro terá Escola do Perdão e da Reconciliação

Montenegro – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 19/02/2015, Gaudium Press) A Pastoral Carcerária da Diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, promoverá mais uma edição da Escola do Perdão e da Reconciliação – ESPERE, que acontecerá em duas etapas: a primeira será de 20 a 22 de março, e a segunda de 24 a 26 de abril, sempre na Comunidade Obra Nova, em São Sebastião do Caí. A atividade é destinada a integrantes de todas as pastorais e movimentos, não ficando restrito apenas para agentes da Pastoral Carcerária.

De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral Carcerária da Diocese de Montenegro, Carlos Deonisio Flores, a ESPERE integra a lista dos programas monitorados pela Fundación para La Reconciliación, de Bogotá, na Colômbia. Ele explicou que este movimento foi criado em 2000 pelo padre Leonel Narvaez que, juntamente com um grupo de especialistas interdisciplinares, objetivando a melhoria da qualidade de vida, desenharam um método que contribui para a formação de uma cultura de paz e para a humanização das relações sociais.

O coordenador ainda enfatizou que depois da ESPERE ser difundida, hoje ela é considerada Território de Paz e sua área de atuação estende-se por mais 15 países: EUA, África do Sul, Brasil, Chile, Peru, México, Portugal, República Dominicana, Haiti, Cuba, Venezuela, Equador, Argentina, Uruguai e Colômbia.

Flores ainda destacou que a escola consiste em espaços coletivos de diálogo, construção e compreensão, onde as pessoas vivenciam uma experiência efetiva de cura de suas feridas causadas pela violência e pelos conflitos diários, transformando raivas, ódios e desejos de vingança em sentimentos que promovam o desenvolvimento integral das pessoas e comunidades.

Na prática, o coordenador afirmou que a turma será composta por apenas 25 pessoas e por se tratar de um curso de 40 horas foi preciso dividi-lo em duas partes. As duas etapas começam na sexta-feira, às 13h30min, e seguem até a noite, sendo que o término será no domingo, com almoço festivo.

Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária da Diocese de Montenegro oi iniciada em novembro do ano passado. Atualmente, têm em torno de 20 pessoas envolvidas com a causa. Os agentes da pastoral visitam semanalmente o presídio da região, levando a mensagem de Jesus Cristo, o amor e principalmente a esperança para que os irmãos encarcerados sonhem e realizem a experiência da restauração e reinserção social. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas