Gaudium news > “Irmão, irmã”, palavras que o cristianismo ama muito, diz Francisco

“Irmão, irmã”, palavras que o cristianismo ama muito, diz Francisco

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-02-2015, Gaudium Press) – Na Audiência Geral desta quarta-feira de cinzas o Santo Padre deu continuidade sua catequese sobre a família. Ele falou sobre o ‘irmão’:

“Irmão, irmã são palavras que o cristianismo ama muito. E, graças à experiência familiar, são palavras que todas as culturas e todas as épocas compreendem.”

Lembrando aos presentes a história de Caim e Abel, ele fez um convite para que se pense nos irmãos e irmãs: “Ter um irmão ou uma irmã que gosta de ti, é uma experiência forte, impagável, insubstituível.”

Para o Papa “a educação para a abertura aos outros a partir do vínculo de fraternidade entre os filhos do mesmo tronco familiar é a grande escola de liberdade e de paz.”

Mas, segundo Francisco, nem sempre se pensa nesta dimensão. Contudo, é precisamente a família que introduz a fraternidade no mundo. Partindo desta primeira experiência, o estilo da fraternidade irradia como uma promessa para toda a sociedade e para as relações entre os povos.

O Santo Padre lembrou a difundida afirmação de que “Para mim, é como um irmão ou como uma irmã!” ao recordar como deve ser grande o grau de ligação entre os homens, até entre aqueles muito diferentes entre si.

A bênção que Deus, através de Nosso Senhor Jesus Cristo, conferiu a este laço de fraternidade, dilatou-o de forma inimaginável, fazendo-o capaz de ultrapassar toda e qualquer diferença.

Assim como sucede na família onde todos os cuidados vão para os mais pequeninos ou doentes, assim na sociedade nos devem enternecer os menores, os mais frágeis e os mais pobres, seguindo a palavra e o exemplo de Jesus quando nos diz que são nossos irmãos. (JSG)

Da Redação, com informações Radio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas