Amanhã serão criados os 20 novos Cardeais
Cidade do Vaticano – (Sexta-feira, 13-02-2015, Gaudium Press) – Ainda durante a realização do atual Consistório, no sábado, dia 14, presidida pelo Papa Francisco, terá lugar a celebração dos novos cardeais, na Basílica de S. Pedro.
São 20 os novos purpurados que receberão o barrete vermelho, o anel e a bula de nomeação. A celebração terá início às 11 horas de Roma. O Santo Padre fará um momento de oração em silêncio dando início à cerimônia. Em seguida, em nome de todos os presentes, um dos novos cardeais, D. Dominique Mamberti, fará uma saudação ao Pontífice.
Logo após a proclamação do Evangelho e da Homilia, o Santo Padre diz em latim os nomes dos cardeais que farão o juramento de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores.
Ato contínuo, cada um dos novos cardeais ajoelha-se para receber o barrete cardinalício, de acordo com a ordem de criação. O Papa entrega ainda um anel aos cardeais para que se “reforce o amor pela Igreja”, seguindo-se a atribuição a cada cardeal de uma igreja de Roma, simbolizando a “participação na solicitude pastoral do Papa” na cidade. E, finalmente é entregue a cada novo cardeal a bula de criação cardinalícia, momento que é selado por um abraço de paz.
Então, cada cardeal é inserido na respetiva ordem (episcopal, presbiteral ou diaconal), uma tradição que remonta aos tempos das primeiras comunidades cristãs de Roma, quando os purpurados eram bispos das igrejas criadas em torno da cidade de Roma ou representavam os párocos e os diáconos das igrejas locais.
A denominada ‘visita de cortesia’ ou ‘visita di calore” deverá ser a partir de 16:30h, até as 18:30h de Roma. Os novos cardeais receberão os cumprimentos em locais previamente distribuídos em salas do Vaticano. (JSG)
Deixe seu comentário