Gaudium news > Schola Cantorum de Londres Oratory visita a Espanha com obras mestras de música sacra

Schola Cantorum de Londres Oratory visita a Espanha com obras mestras de música sacra

Londres – Inglaterra (Sexta-feira, 13-02-2015, Gaudium Press) Charles Cole, Diretor Musical da Schola Cantorum de Londres Oratory School de Inglaterra, pediu orações através da Internet pelo êxito de seu próximo giro pela Espanha, na qual a Schola interpretará obras mestras da música sacra polifônica da chamada Época Dourada. As apresentações ocorrerão em lugares de grande importância para a história da Igreja na Espanha estão programadas para os dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro.

Schola Cantorum de Londres Oratory visita a Espanha com obras mestras de música sacra.jpg
Basílica do Mosteiro de São Lourenço no Escorial. Foto: Elentir.

“Esta sexta-feira estarei viajando para a Espanha com meu coral (…) e em meio das Missas e recitais planejados, será especialmente maravilhoso dirigir aos meninos em dois lugares de grande significado”, indicou o Diretor do portal New Liturgical Movement. “O primeiro deles será a Basílica do Mosteiro de São Lourenço no Escorial”. Uma das peças do recital que o coro interpretará foi composta por Alonso Lobo para o funeral de Felipe II, que “repousa no Mausoléu Real sob o Altar Maior” desse mesmo templo.

O músico destacou como o tesouro religioso e arquitetônico deste belo templo foi a chegada deste rei, que “construiu a magnífica fundação, incorporando um mosteiro, uma Basílica e um palácio, em ação de graças pela vitória espanhola na batalha de São Quintín em 1557”. Também ressaltou que o governante fez acomodar a construção de forma que pudesse “ver o Santo Sacrifício do Altar desde a cama a qual esteve confinado até o final de sua vida, através de uma janela interna à direita do altar”.

O segundo lugar no qual o diretor considera uma honra interpretar a música é “a magnífica Catedral de Toledo onde Lobo serviu como Mestre de Capela”, relatou. “Os estupendos retábulos da Catedral devem ser uns dos melhores da cristandade e simplesmente devem ser experimentados”. O diretor recordou o caráter de obras mestras das peças selecionadas para os recitais e destacou antífonas como a empregada por Lobo para “Versa est in luctum”. O texto, tomado de um responsório do Ofício de Defuntos diz: “Minha arpa se converteu em lamento e minha música na voz daqueles que choram. Tenha piedade de mim, Senhor, porque meus dias são nada”.

A Schola Cantorum se apresentará no Real Mosteiro de São Lourenço no Escorial, a Catedral de Santa Maria a Real da Almudena em Madri, a Catedral de Segóvia, a Catedral de Toledo e a igreja da Puríssima em Salamanca. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas