Mais de 150 conventos viveram um domingo de portas abertas nos Estados Unidos
Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 13-02-2015, Gaudium Press) Pela primeira vez na história, as religiosas dos Estados Unidos vivem um dia nacional de portas abertas para dar a conhecer a riqueza de sua espiritualidade às famílias de fiéis. A jornada ocorreu no último domingo, 08 de fevereiro, e mais de 150 casas religiosas, conventos e mosteiros participaram da iniciativa, programando atividades particulares segundo o carisma e regra de cada congregação. Alguns conventos receberam até 450 visitantes e as religiosas tiveram a oportunidade de expôr sua espiritualidade e costumes aos fiéis interessados.
As Irmãs Carmelitas do Sacratíssimo Coração de Jesus em Miami e alguns de seus visitantes durante o domingo de portas abertas. Foto: Carmelite Sisters of the Most Sacred Heart of Los Angeles. |
Para a Madre Agnes Mary Donovan, Superiora das Irmãs da Vida e Presidente do Conselho de Superioras Maiores de Religiosas (CMSWR), a jornada foi notavelmente satisfatória. “Foi um grande prazer trabalhar com religiosas ao longo do país, abrindo nossas portas às famílias dos fiéis católicos e introduzindo-lhes à vida religiosa”, declarou à National Catholic Register.
O evento foi convocado pela Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos através de seu comitê sobre Clero, Vida Consagrada e Vocações, que projetou a iniciativa “Dias com Religiosos” para fomentar a aprendizagem sobre o valor da vida religiosa e destacar o exemplo dos consagrados e sua valiosa contribuição para a vida da Igreja e os beneficiários de seu serviço e entrega.
Religiosas de várias comunidades referiram suas experiências a NCRegister e a alegria de compartilhar sua experiência de Fé foi o comum denominador dos testemunhos. A jornada “foi uma bela oportunidade de celebrar a vida consagrada, de abrir nossos lares e nossos corações a todos os que desejam conhecer mais”, referiu a Irmã Virginia Herbers, da congregação de Apóstolos do Sagrado Coração de Jesus em St. Louis. O dia de portas abertas também lhes permitiu “dar as boas-vindas a jovens que poderiam estar chamadas por Deus à vocação da vida religiosa”, acrescentou.
A Madre Donovan destacou o compromisso das comunidades que participaram do evento e antecipou atividades futuras. “Estamos muito felizes porque as religiosas em todo o país se uniram nesta primeira iniciativa nacional que convida outros a explorar o mistério da vida religiosa”, concluiu. “E esperamos nossos eventos de ‘Dia do Serviço’ e ‘Dia de Oração’ nos próximos meses”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário