Gaudium news > Dom Odilo: o exemplo de Cristo Jesus deveria ser nossa referência

Dom Odilo: o exemplo de Cristo Jesus deveria ser nossa referência

São Paulo (Quinta-feira, 12-02-2015, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, o Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer descreveu a mensagem do Papa Francisco para o tempo quaresmal deste ano, onde aborda a o tema da indiferença e faz uma reflexão para os tempos que correm, marcados pela exasperada busca do gozo individual da vida.domodilo.jpg

Comentando sobre as inúmeras tragédias das guerras em curso, bem como as ações intolerante de grupos terroristas, que tentam impor seu poder aos outros através do terror, lembrou que muitos desses cristãos vem sendo vítimas desses ataques. Contudo, este é um tempo de muitos mártires.

Segundo Dom Odilo, “o Papa nos chama a mudar nossa atitude, como parte de nossa conversão quaresmal”, pois “os cristãos são chamados a se envolverem com os outros: ‘se um membro, sofre todos os demais membros sofrem com ele’ (1Cor 12,26)”.

“O exemplo de Cristo Jesus, que se solidarizou conosco e assumiu nossas dores e as carregou em seu corpo deveria ser nossa referência”, disse.

Ainda conforme o Arcebispo, “o cristão experimenta o amor de Deus e a solidariedade de Cristo”.

“Por isso, exorta o Papa, os cristãos e cada uma das organizações da Igreja devem ser ‘ilhas de solidariedade’ num mundo cada vez mais fechado à fraternidade.”

O Cardeal acredita que “a Igreja é um corpo e, em cada uma das nossas comunidades eclesiais, deveria ser voltada uma atenção especial para os membros mais frágeis, os pobres, os doentes e os pequeninos”.

Finalizando seu artigo, Dom Odilo ressaltou que a Quaresma é considerada “um tempo propício para nos voltarmos para os outros; a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB todos os anos, vai nessa direção e nos aponta sempre para alguma dimensão específica da vivência do amor ao próximo, inseparável do amor a Deus”.

“O Papa nos convida a superarmos a ‘vertigem da indiferença’, saindo do fechamento em nós mesmos e voltando nossa atenção ao próximo, com suas necessidades e sofrimentos”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas