Gaudium news > Papa Francisco: “os filhos são a alegria da família e da sociedade”

Papa Francisco: “os filhos são a alegria da família e da sociedade”

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-02-2015, Gaudium Press) Pela manhã, na Praça São Pedro, como de costume, o Santo Padre encontrou-se com milhares de peregrinos e fiéis vindos de diversos países para acompanhar a Audiência Geral.

Papa Francisco.jpg

Nesta quarta-feira, 11, o Papa dedicou sua catequese aos filhos, usando como exemplo a figura do profeta Isaias. “Os seus filhos se reuniram e vêm até você. Os seus filhos vêm de longe; suas filhas vêm carregadas no colo. Então, bastará ver e seu rosto se iluminará, seu coração parecerá explodir de emoção”.

Segundo o Pontífice, “os filhos são a alegria da família e da sociedade”, pois eles “são um dom” e “cada um é único e irrepetível e, ao mesmo tempo, inconfundivelmente ligado às suas raízes”. “Segundo os desígnios de Deus, os filhos trazem em si a memória e a esperança de um amor que lhes deu origem, de forma original e nova”.

O Papa é enfático ao dizer que os filhos devem ser amados por aquilo que são, não porque são bonitos, bons, saudáveis, ou porque pensam e se parecem com seus pais, mas porque são uma vida gerada pelos próprios pais.

A profundidade da experiência humana de ser filho ou filha de Deus, prosseguiu, nos permite descobrir a “dimensão mais gratuita do amor”. “Os filhos são a condição fundamental para conhecer o amor de Deus”.

Quando lembrou aos fiéis que o Quarto Mandamento escrito nas Sagradas Escrituras pede para que os filhos honrem seus pais, ressaltou que a união virtuosa entre as gerações é a “garantia do futuro”, de uma história realmente humana.

Encerrando sua catequese semanal, Francisco pediu alguns minutos de silêncio para que os pais presentes naquele momento pudessem pensar em seus filhos e os filhos em seus pais e assim, juntos, agradecessem pelo dom da vida.

“Quanto é belo ver os pais elevarem seus filhos pequeninos para receberem a bênção do Papa. Este é um gesto quase divino. Obrigado por este gesto!”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas